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Webinar: Por que fazer um?

Webinar

Hoje em dia existem muitas ferramentas disponíveis para quem quer interagir com o seu público, seus clientes ou mesmo potenciais clientes. E a maioria dessas ferramentas podem ser usadas dentro de uma estratégia de funil de vendas. Caso você não saiba o que é um funil de vendas, dê uma olhada nesse outro texto aqui.

O Webinar ou Webinário, por sua vez, não seria diferente. Essa ferramenta é, inclusive é bastante utilizada hoje em dia por quem quer ter uma interação um pouco mais próxima e técnica com a sua audiência. Neste artigo iremos explicar para você o porquê você deveria fazer Webinars. Antes, contudo, vamos explicar o que é um Webinar.

O que é um Webinar?

O significado da palavra Webinar vem da junção de outras duas palavras do inglês: seminar  que em português significa seminário e web, que não possui uma tradução específica nesse contexto. Ou seja, podemos entender o Webinar como sendo um seminário na Web, online, na internet.

Sendo assim, o Webinar funciona exatamente da mesma forma que um seminário na vida real funcionaria, ou seja: com alguém falando e explicando algo para uma plateia. Só que no caso, a plateia aqui é 100% online acomodada no conforto de seu ambiente particular.

O seminarista por sua vez, também pode estar em um ambiente particular transmitindo o seu conteúdo e usando do auxílio da internet para explicar os seus pontos de vista. E todas essas circunstâncias, é claro, implicam em uma interação diferente entre quem apresenta o seminário e os espectadores deste.

Quem assiste pode interagir em um Webinar?

A resposta curta é: sim. A resposta correta, no entanto, é um pouco mais complexo. Primeiramente, não há como você interromper diretamente o apresentador do Webinar e, em alguns casos nem indiretamente isso é possível.

O tipo de interação mais comum, caso o Webinar seja realmente ao vivo, é a comunicação por meio de um Chat, no qual os participantes fazem perguntas e o apresentador eventualmente as responde quando ele achar propício.

Existem alguns outros Webinars, no entanto, em que é possível sim que o espectador tenha uma participação mais ativa. No entanto, isso depende da plataforma que estiver sendo utilizada.

Em quais plataformas é possível fazer um Webinar?

Existem diversas plataformas que você pode utilizar para fazer um webinar e isso inclui principalmente as redes sociais. 

Isso mesmo, redes sociais como o Facebook, Instagram e principalmente o Youtube possuem uma solução que pode ser muito bem utilizada para fazer um webinar: as famosas Lives.

Use lives de redes sociais

As lives por sua vez, não são especificamente ferramentas de Webinar, ok? No entanto, pela forma como elas estão estabelecidas, elas podem ser utilizadas como tal.

As lives em redes sociais ainda possuem uma vantagem que é o fato de elas justamente serem de redes sociais. E isso por sua vez implica em um alcance gigantesco de audiência orgânica de pessoas que nunca ouviram falar sobre você, a sua marca ou a sua empresa.

Porém, é claro, isso não vem sem as suas desvantagens. E a principal delas é que algumas ferramentas que poderiam auxiliar bastante a um apresentador de um webinar, em lives de redes sociais, elas simplesmente não estão disponíveis.

E isso agora nos leva às soluções pagas para se fazer webinars.

Soluções pagas

Veja agora uma pequena lista com algumas soluções pagas para fazer webinários.

Cada uma dessas plataformas possui as suas vantagens e desvantagens, tais como número máximo de participantes, informações sobre os participantes e o webinário em si, estar traduzido 100% para o português ou não e claro, a questão dos valores.

O ideal é que você utilize essas soluções pagas apenas se você estiver querendo resultados mais profissionais.

Webinar ao vivo e webinar gravado

Você sabia que também é possível gravar Webinários e vinculá-los de forma completamente automática e agendada? Sim. Essa possibilidade existe e pode ser muito interessante caso você não tenha tempo ou mesmo a desenvoltura de enfrentar uma interação ao vivo.

Outra vantagem de utilizar webinários gravados é a possibilidade que você tem de escala-los de forma a estar sempre atingindo mais público com o mesmo conteúdo. É claro que, se o Webinário é gravado, isso significa que não haverá interação com o público.

É necessário ponderar ambas as situações e escolher a melhor forma de fazer o seu Webinário.

Para qual finalidade eu posso usar um Webinar?

Diferente de um seminário na vida real, o Webinário possui objetivos mais diretos e concretos, principalmente se estiver inserido em uma estratégia de marketing.

A verdade é que o webinar pode servir ao mesmo propósito que a criação de conteúdo para um blog, ou seja, atrair pessoas para descobrirem mais sobre um determinado tema que tem a ver com a solução que a sua empresa vende.

Em outras palavras, você pode usar o webinar como uma espécie de aula gratuita, convidando as pessoas a se aprofundarem mais sobre um determinado do tema. Ou simplesmente entrarem em contato pela primeira vez com esse.

O objetivo dessa aula gratuita é fazer com que a pessoa se torne qualificada para a próxima etapa do funil de vendas.

Outro propósito ao qual o Webinar pode servir, é para aqueles que já possuem um conhecimento maior sobre o tema e não estão procurando por informação e, sim, demonstração. 

Neste caso, você deve usar o webinar para mostrar o seu produto ou serviço e explicar de forma didática o porque ele é tão bom e melhor do que a concorrência. 

E por último, porém não menos importante, o Webinar não perde a finalidade de ser uma forma de nutrir o seu relacionamento com quem já é seu cliente. Isso mesmo.

Você pode usar o Webinar para falar sobre novidades sobre produtos e serviços, sobre a situação da empresa ou mesmo apresentar conteúdos novos e interessantes.

No fim das contas é tudo uma questão de criatividade. Você pode usar o Webinar para uma série de objetivos.

Gostou desse tema? Se sim, continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo desse tipo!

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