BLOG

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

O que é marketing digital?

A definição de marketing digital pode parecer muito óbvia. No entanto, ela é bem abstrata. Por isso, fica a dúvida sobre como entender um assunto tão amplo.

É incontestável a utilidade e a expansão do marketing digital na época atual. E você, quer ter domínio sobre esse assunto demasiadamente relevante, uma vez que as relações empresariais acontecem digitalmente?

Caso sua resposta seja afirmativa, criamos, neste artigo, um conteúdo integral a fim de que você entenda precisamente a definição, características, benefícios e como tirar proveito dessa ferramenta, a qual vai alavancar o seu negócio. Permaneça conosco!

Conceito de marketing digital

Podemos definir o marketing digital como o modelo de negócio no qual a internet é usada como plataforma que tem por finalidade divulgar produtos, negócios, marcas e serviços por meio digital.

Ele envolve o uso de dispositivos e suas funcionalidades para divulgar mensagens de publicidade e se comunicar com o público de forma direta e personalizada.

Trata-se de uma plataforma pertinente, fácil de ser acessada e que proporciona oportunidades competitivas para negócios. Por conta disso, empresas vêm utilizando este modelo, visto que a internet passou a ser apontada como a maior fonte de informação.

É por meio de canais digitais como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros, que as empresas tentam solucionar necessidades e desejos do seu público-alvo.

Mencionando também que o Marketing Digital possui os melhores meios à disposição, apropriados a calcular o retorno sobre cada investimento, definir métricas mais objetivas e descomplicadas de serem medidas.

Método dos 8ps do marketing digital

Com o objetivo de englobar tudo aquilo que é necessário analisar para poder colocar um produto no mercado e veiculá-lo, foi criada a metodologia do marketing tradicional conhecida pelos seus 4ps: produto, preço, praça (lugar) e promoção.

Entretanto, houve várias mudanças, principalmente na forma como as pessoas e marcas se comunicam. A internet modificou a promoção das empresas e o diálogo com seu consumidor de modo que o marketing acompanhou essa transição.

Visando adequar o marketing à internet e traçar alguns passos na prática, foi elaborada, pelo professor e escritor Conrado Adolpho, a metodologia dos 8ps. Observemos o que ele enuncia:

Dobra7 - O que é marketing digital?

Pesquisa

A a facilidade com que podemos fazer uma pesquisa, foi uma das maiores mudanças que a internet propôs à nossa sociedade. Sendo assim, a internet pode ser uma grande aliada no mundo dos negócios quando o objetivo é conhecer melhor seu público-alvo.

Utilizando as ferramentas certas, é possível entender mais acerca de seus consumidores, como e quais são os seus hábitos, os lugares que eles frequentam e o que gostam de fazer nas horas vagas, por exemplo.

Planejamento

Como a comunicação na internet está em constante movimento e mudança, você precisa, ao longo da relação que vai criar com seu público, moldar sua comunicação conforme o que gera mais engajamento entre os leitores e usuários.

Por esta razão, o marketing digital requer muito cuidado em seu planejamento.

É necessário definir o que será publicado, em quais redes, para quem e quando será enviado, tudo isso antes de iniciar uma campanha publicitária.

Produção

Nesta etapa, o planejamento torna-se algo concreto. É fundamental criar um site institucional para marca e também um espaço para publicações frequentes, como um blog integrado ao site, o qual será primordial para atrair o público.

Publicação

Esta é a parte em que começam as publicações do conteúdo que você já estava produzindo, as quais devem ser divulgadas no seu site ou blog e nas redes que mais se adequem ao seu empreendimento.

Promoção

Uma ideia que pode gerar bons resultados para as visitas em suas publicações é investir em mídia patrocinada como anúncios no Google AdWords e nas chamadas Social Ads, as quais incluem os serviços de anúncios das redes sociais como Facebook Ads e LinkedIn Ads.

O marketing digital propõe-se a seduzir o cliente, fazendo com que ele se interesse primeiro pelo que você diz e depois pelo que você comercializa.

Propagação

É o momento em que as redes sociais são substanciais, pois as mesmas fornecem numerosas formas de difundir seu conteúdo. É importante escolher as mais adequadas ao seu produto ou serviço.

Personalização

Ao longo do processo de comunicação construído com seu público, será preciso fazer modificações em seu conteúdo, atribuindo, ao mesmo, aspecto, qualidade e características do seu público-alvo.

Precisão

O marketing digital possibilita a verificação dos resultados de cada ação.

É possível avaliar o perfil de quem interage com você, a porcentagem de pessoas que abriram e/ou clicaram em um e-mail marketing, o conteúdo mais acessado do seu site, etc.

Com isso, é possível transformar seu conteúdo em algo mais preciso, caso essas análises sejam feitas periodicamente, obtendo-se otimização das ações e conteúdos.

Conceitos-chave de marketing digital

Do mesmo modo que cada especialização possui suas particularidades, o universo do marketing digital também possui seus próprios termos. Abaixo iremos esclarecer alguns dos principais conceitos.

Personas

São perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais e que representam o seu comprador ideal.

Lead

É uma oportunidade de negócio que fornece suas informações-chave para que você consiga identificar os seus compradores em potencial em troca de ofertas da empresa.

Funil de vendas

Também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a percepção de um problema até à resolução.

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é um software responsável por gerir o relacionamento de uma empresa com os seus consumidores.

Suas principais utilidades são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa.

Landing Page

Landing Pages são as páginas de capturas de leads, as quais têm por interesse a conversão.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca são as ações que colaboram para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos.

Fluxo de nutrição

É um método de automatização de Marketing em que uma ação do usuário é o estímulo para um fluxo de mensagens e que tem como objetivo ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Gostou do conteúdo apresentado no artigo? Continue ligado no nosso blog a fim de receber mais informações essenciais acerca do assunto.

Leia outros artigos

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Inscreva-se em nossa Newsletter!

  

Leia outros artigos

© 2017-2020 Dobra 7 Digital Marketing  – CNPJ 34.090.519/0001-20. Todos os direitos reservados. 

plugins premium WordPress