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Entenda o algoritmo nas redes sociais de uma vez por todas

O algoritmo das redes sociais é bastante relevante para o funcionamento das mesmas, uma vez que determinam as especificidades de cada uma.

Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, atuam graças a algoritmos, os quais possuem a capacidade de filtrar que tipo de conteúdo seus usuários mais apreciam, alavancando assim suas publicações e destacando seus materiais mais pertinentes.

Caso você tenha curiosidade em compreender como operam o algoritmo das redes sociais, continue lendo o texto. Neste artigo, vamos esclarecer a lógica que existe por trás deles a fim de que você usufrua dos mesmos na produção do seu conteúdo.

O que é algoritmo?

Dobra7 - Entenda o algoritmo nas redes sociais de uma vez por todas

O uso de tecnologias como a internet tornou-se tão comum no nosso dia a dia, que você já deve ter parado para pensar como os programas operam ou como o computador faz todas as tarefas de maneira tão precisa. A resposta é bem clara: ele segue as orientações que você passa.

Entretanto, para que o mesmo consiga compreender o que você solicita, necessita-se de uma linguagem bem específica. Para isso, foram criadas as linguagens de programação, as quais utilizam uma lógica para serem escritas. É aí que aparecem os algoritmos.

Um algoritmo é um modelo que mostra, passo a passo, os procedimentos necessários para a resolução de uma atividade. Em termos técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções para solucionar um problema ou efetuar uma tarefa.

O algoritmo das redes sociais mantem esse principio e é apenas aplicado nas plataformas de interação.

Formas de escrever um algoritmo

Os algoritmos são bastante empregados na área de programação, relatando as etapas a serem realizadas a fim de que um programa efetue as tarefas que lhe são atribuídas.

Existem diversas formas de escrever um algoritmo, como o pseudocódigo (ou português estruturado), fluxograma, diagrama de Chapin e descrição narrativa

Os mais comuns utilizados na informática

são o pseudocódigo, o qual aplica uma forma mais estruturada, análogo àquelas empregadas pelas linguagens de programação; e o fluxograma, o qual usa figuras geométricas para ilustrar as etapas a serem desenvolvidas.

Como atuam os algoritmos das redes sociais?

Cada rede social possui algoritmos distintos, que se baseiam em fatores específicos a fim de determinar que tipo de conteúdo será exposto para seus frequentadores. Ademais, os algoritmos das redes sociais estão em contínua evolução.

Os algoritmos são, nos dias de hoje, um dos principais pontos de análise nas plataformas digitais para quem almeja alcançar resultados exponenciais e com custos diminuídos, já que, entendendo o algoritmo, é possível compreender como funciona cada rede e qual a melhor para se investir.

Tendo isso em mente, abordaremos todos os aspectos acerca dos algoritmos das principais redes sociais atualmente: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Algoritmo do Instagram

Existem 3 elementos-chave que afetam como as postagens aparecem no
Instagram:

Temporalidade: embora os posts não sejam mais cronológicos, o Instagram ainda leva em consideração o quão recente uma imagem é;

Engajamento: o engajamento total de um post, o qual é avaliado mediante os comentários e curtidas, principalmente em seus momentos iniciais, faz com que um post tenha maior prioridade ou não;

Relacionamento: a rede privilegia os posts das contas com as quais o usuário mais engaja, seja por meio de comentários, curtidas, mensagens diretas ou buscas.

De forma substancial, o Instagram procura entender os interesses do usuário e o potencial de engajamento de cada postagem a fim de mostrar conteúdo relevante,em primeiro lugar, e conseguir maiores índices de engajamento na rede.

Consequente, isso vem atraindo forte investimento em anúncios, visto que as marcas procuram obter resultados através dessa plataforma. Assim, o engajamento no Stories e nos posts do feed, aliados ao comportamento de busca do usuário afetam, significativamente, a ordem das postagens.

Algoritmos do Facebook

Por conta do grande número de postagens, o que fazia com que os post se perdessem rapidamente pelo feed, o Facebook inaugurou os algoritmos nas redes sociais.

Ele começou a desenvolver algoritmos com o propósito de deixar o conteúdo mais relevante para cada indivíduo.

Alguns pontos decisivos em que o algoritmo do Facebook se baseia são: a gama de postagens disponíveis, quem postou o conteúdo, o engajamento da rede de amigos do usuário com aquela postagem e o potencial de engajamento da mesma para o usuário.

Algoritmo do LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo e traz oportunidades extraordinárias a quem almeja posicionar-se como autoridade no mercado. Ele é um espaço próspero para as marcas preservarem uma postura mais voltada para negócios.

Uma postagem no LinkedIn passa por quatro estágios do algoritmo que definem sua pertinência:

Avaliação do conteúdo: quando um conteúdo é postado no LinkedIn, o algoritmo aplica um filtro para categorizá-lo entre três categorias: spam, baixa qualidade ou bom;

Testes para mensurar engajamento: o conteúdo postado (excluindo-se spam) são mostrados no feed e o algoritmo averigua o engajamento inicial da postagem. Postagens com bons índices de engajamento são consideradas positivas para o algoritmo;

Checagem de postagens virais: Nesse estágio, ela passará por uma
checagem de autenticidade para conferir se sua conta (ou as contas que
engajaram) não são falsas. O algoritmo faz isso através da checagem do seu perfil, conexões e informações disponibilizadas;

Revisão “manual” do conteúdo: essa é a fase que mais se ressalta no algoritmo do Linkedin. A rede possui funcionários para avaliar individualmente as postagens que já passaram pelos estágios anteriores e conseguiram sucesso. Nessa fase, os conteúdos bem apreciados têm seu “tempo de vida” ampliado, recebendo maior prioridade mesmo com o passar dos dias.

Além desse processo, o LinkedIn leva em conta alguns fatores de engajamento e uso para sistematizar o feed. Os principais são:

o nível do perfil: perfis mais completos possuem maior possibilidade de ter o conteúdo bem avaliado;

atividade do usuário na rede: postagens de usuários mais engajados e que ofertam conteúdo frequentemente têm mais chance de obter um melhor desempenho;

área de atuação e local de trabalho: o algoritmo leva em conta a área e empresa de quem fez a postagem com a finalidade de mostrar conteúdos relevantes para sua atuação profissional.

O conteúdo apresentado no artigo foi útil a você? Caso a resposta seja afirmativa continue ligado no nosso blog com o intuito de receber mais informações pertinentes acerca do assunto.

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