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O que é uma hashtag e como utilizá-la?

Você com certeza já ouviu falar no termo “hashtag”. Essa palavra começou a se popularizar com a rede social Twitter, por ser uma das ferramentas que esta rede oferecia. Sua utilização, no entanto, se tornou tão importante que hoje em dia todas as redes sociais fazem uso da #hashtag. 

Eventualmente, observou-se a importância que a hashtag tinha inclusive para estratégia de marketing digital. Neste artigo iremos explorar não são o que é a hashtag mas também como usá-la de modo correto para alavancar sua estratégia digital.

O que “hashtag” significa?

Não existe uma tradução exata para o termo hashtag, ele é apenas uma palavra inventada para renomear o símbolo da cerquilha, ou jogo da velha “#” , que é utilizado precisamente antes de uma palavra, com uma função muito interessante no twitter: organizar tweets em tags. 

Então na prática, sempre que alguém clica em uma hashtag específica, ela vê todos os outros tweets que usam aquela mesma hashtag. E é bom lembrar que não apenas tweets, pois hoje em dia tanto o facebook quanto o instagram também usam hashtags.

Hashtag - O que é - Ilustração de uma Mulher ponderando uma pergunta

As hashtags são uma forma bem inteligente de organizar os assuntos de forma automática. O impacto que essa ferramenta causou ao mundo digital é visto até hoje. 

Na realidade, não é incomum que meçamos a popularidade de algo observando se este está nos tópicos mais comentados do twitter.

Hoje em dia, inclusive, é comum que muitas figuras públicas se aproveitem dessa ferramenta para expressar suas opiniões e tentar se tornarem um tópico comentado do twitter, pois isto lhes dá visibilidade.

Agora que você entendeu o que é uma hashtag e a sua importância, vamos falar um pouco sobre a sua utilização.

Como usar hashtags da melhor forma

A essa altura você talvez já esteja achando que não há nada demais sobre como utilizar hashtags, que sua utilização é até bem óbvia. No entanto, é sempre bom lembrar que mesmo os mais experientes erram. 

E existem alguns erros bem comuns que as pessoas cometem ao usar hashtags e, você certamente não vai querer cometê-los, ainda mais dentro da sua estratégia de marketing, pois é algo que pode prejudicar os seus resultados. Vamos ver 4 deles.

Hashtag - Como usar - Ilustação: Homem confuso pensando em uma ideia, encontrando uma solução

1. Não crie hashtags gigantes

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é o de criar hashtags gigantes. Não faça isso. O objetivo da hashtag é tornar fácil e prático a indexação de assuntos. Hashtags muito grandes tornam processo impraticável.

As melhores hashtags são compostas de uma ou duas palavras. E se a sua hashtag tiver duas, é sempre bom começar a segunda com letra maiúscula, pois isso melhora a sua legibilidade. 

2. Nem todas as palavras servem de hashtag

Outro ponto importante de se lembrar é que nem todas as palavras do seu texto servirão como hashtag e, portanto o símbolo da cerquilha não deve vir atrás de todas as elas.

Isso na realidade pode ser considerado uma tentativa de burlar o sistema em tentar fazê-lo pensar que o seu texto tem milhares de conexões temáticas diferentes, quando isso não é verdade.

As únicas palavras que devem conter hashtags são palavras que expressam uma ideia, um assunto ou um conceito. Preposições, artigos, sílabas ou letras ao léu não entram nessa categoria.

3. As hashtags precisam se relacionar com a postagem

Bom senso também é importante. Algumas pessoas talvez possam imaginar que se encherem a postagem dela com hashtags famosas que são muito utilizadas pessoas, elas terão mais visibilidade.

Isso não poderia estar mais errado. As hashtags das suas postagens precisam ter uma relação temática com esta. Não adianta postar uma foto da praia e colocar a hashtag #CamposDoJordão. 

4. Escreva corretamente

E por último, mas não menos importante, não erre no momento de escrever as suas hashtags. 

Erros de escrita, ortográficos, podem não parecer grande coisa a princípio se estamos falando de uma letra apenas, porém, o resultado da pesquisa por aquele termo errado não retornará os resultados esperados.

Por exemplo, existe muita diferença entre a hashtag #SejaFeliz e a hashtag #SejaFelis. A segunda contém um erro crasso de ortografia, e se você não tomar cuidado, você pode estar associando sua postagem a ela.

E a diferença entre as duas é que, enquanto a primeira possui milhões de postagens relacionadas, a segunda não. 

Utilize hashtags em sua estratégia de marketing

Uma boa estratégia de marketing digital também faz uso de hashtags. E não apenas de hashtags famosas ou que se relacionem com as suas postagens, mas hashtags criadas especificamente para sua empresa ou negócio.

Na realidade, essa é uma excelente forma de fazer a sua marca se destacar e ganhar visibilidade sem muito investimento financeiro: criando hashtags.

Hashtag - Estratégias - Ilustração: Marketing por e-mail e mídia social com Hashtag Sign

Muitas empresas famosas não precisa se preocupar muito em criar hashtags, como por exemplo a Coca-Cola e Mc Donalds e etc., pois elas são tão conhecidas das pessoas que é natural que as pessoas já as utilizem como hashtags.

Isso, no entanto, não significa que estas empresas não criem suas próprias hashtags específicas. E você também deveria fazer o mesmo com a sua empresa.

É muito comum, por exemplo, uma empresa criar uma hashtag para comemorar um dia específico ou um evento que ela esteja fazendo e incentivar que seus seguidores a compartilhem. 

Fazer isso aumenta o engajamento da marca com a sua audiência e melhora a imagem da empresa como um todo.

Hashtags também podem ser usadas para medir a popularidade de uma marca e até para saber o que as pessoas estão falando a respeito dela. Ou seja, é possível utilizar hashtags até como pesquisa de opinião.

De qualquer forma, é sempre bom também criar hashtags com moderação. Não é necessário criar uma hashtag nova para tudo que a sua empresa faça. Muitas vezes é perfeitamente possível utilizar uma mesma hashtag para situações diferentes.

E isso também vale para hashtags que não foram criados especificamente para a sua empresa. Muitas vezes uma empresa faz uma postagem que pode perfeitamente ser associada uma hashtag famosa sem nenhum demérito ou prejuízo para a credibilidade da marca.

Para conseguir fazer isso, no entanto, é necessário estar de olho nas oportunidades para saber qual hashtag mais apropriada para ser utilizada.

#RecadoFinal

Por fim, não poderíamos enfatizar mais a importância que a utilização das hashtags possuem, independente da rede social que você esteja utilizando, seja o twitter, o instagram ou o facebook. 

O fato é que hashtags ajudam imensamente na organização de temas e uma boa estratégia de marketing está sempre de olho nelas e saberá como tirar melhor proveito de sua utilização.

Gostou desse conteúdo? O que você achou? Continue nos acompanhando para aprender mais sobre marketing digital!

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