BLOG

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Como fazer pesquisa para marketing digital gastando pouco dinheiro

Faça pesquisa gastando pouco

Investir em pesquisa de marketing é um grande passo para avaliar suas estratégias adotadas, porem, como fazer isso gastando pouco?

Nesse post nós vamos mostrar como é possível gastar pouco para realizar suas pesquisas de marketing.

Apesar de todos os benefícios evidentes de se investir na imagem da sua marca ou empresa, você não pode fazer isso de forma desleixada.

E esse, inclusive, é um dos principais problemas de quem quer começar, mas não busca conhecimento antes.

Se você não sabe o que você está fazendo, você irá apenas torrar o seu dinheiro com anúncios que não irão gerar nenhum retorno e com uma série de outras ações inócuas que pareciam boas no papel.

E uma das principais etapas negligenciadas por quem não tem conhecimento e quer investir em marketing, é a pesquisa.

Antes de se tomar qualquer decisão definitivamente, você precisa saber exatamente com quem você está lidando e, isso, não é sempre uma tarefa fácil ou óbvia.

Diminuindo os custos

A realidade é que as melhores pesquisas são feitas com algum investimento, e geralmente por agências de marketing especializadas que vão oferecer a você uma solução completa para o seu negócio.

No entanto, não é segredo para ninguém, que muitos empresários não possuam o capital para investir nos serviços de uma agência de marketing por uma série de motivos.

Por sorte esse problema é contornável. Mesmo sem possuir dinheiro para fazer o investimento, existem algumas formas bem baratas e até gratuitas de saber mais sobre o seu público.

Só o que você vai precisar é ter um mínimo de organização para coletar e catalogar os dados que você adquirir.

E uma vez que você tiver essas informações em mãos, você irá perceber o quão valiosas elas são para qualquer estratégia de interação com o público que você possuir ou pensar em pôr em prática.

Definindo o propósito da sua pesquisa

Antes de qualquer coisa, você precisa definir quais dados que você gostaria de coletar, e isso vai depender da função a qual a sua pesquisa quer cumprir. Geralmente, se inicia uma pesquisa para tentar a achar a solução de algum problema.

Alguns exemplos:

● Queda repentina ou gradativa nas vendas de algum produto ou serviço;

● Você está com ideia de abrir um novo empreendimento e precisa prever qual será a reação das pessoas e/ou suas necessidades;

● Você quer saber quais são os seus principais concorrentes;

● Você quer tomar alguma grande decisão referente ao rumo que a sua empresa irá seguir.

Uma vez que o problema tenha sido identificado você já pode começar o planejamento. Você deve definir primeiramente quem serão as pessoas que você irá pesquisar. Elas já são seus clientes ou são prospects, por exemplo?

Existe uma diferença entre saber o que um cliente pensa do serviço que você presta, e o que um não-cliente gostaria de usufruir em questão de soluções que a sua empresa oferece ou poderia oferecer.

Em suma, você quer melhorar o seu serviço, ou ampliar o leque de serviços que você já presta?

Uma boa pesquisa também necessita de uma coleta de dados credenciais básicos. Não estamos falando aqui apenas do endereço de e-mail. Se você quer conhecer o seu público, informações como gênero, idade e escolaridade são fundamentais.

E se você quiser se aprofundar mais, saber quais são as opiniões deles sobre determinados assuntos, isso irá ajudar bastante.

Tente descobrir se eles possuem ideologias progressistas ou conservadores, quais são os lugares que gostam de frequentar e até mesmo seus hobbies.

Se você puder saber quais são seus hábitos de consumo também, isso ajuda bastante.

Nessa parte, estamos entrando um pouco na questão da persona. A persona nada mais é do que o perfil do cliente ideal. Esse perfil é composto de um nome fictício, idade e uma história de vida, de vida única. É possível possuir mais de uma persona para o seu negócio.

Uma das formas de definir esse cliente ideal é entendendo minuciosamente quais são as dores que o seu serviço ou produto resolvem.

Ter um conhecimento profundo a respeito das soluções que você oferece te ajudarão a ter uma noção maior a respeito de para quem você deveria focar os seus esforços na hora de investir em qualquer tipo de marketing.

A questão principal é: como conduzir essas pesquisas sem ter que despender muito dinheiro?

Como já foi mencionado no início do texto, existem algumas ferramentas que podem te ajudar de forma gratuita e vamos falar delas agora.

Google forms

Como o nome já induz, o Google Forms é uma ferramenta da própria google que serve para que você crie formulários com diversas perguntas que você gostaria que o seu cliente respondesse.

No final, você sempre pode ver estatísticas, gráficos e até mesmo a opinião deles por escrito. É uma ferramenta gratuita e os formulários podem ser disparados em listas de e-mails.

Google trends

Outra ferramenta do google, essa no caso, serve para você consultar informações importantes a respeito do que os seus possíveis clientes estejam pesquisando.

Se você já tiver alguma mínima ideia a respeito de quem é a persona do seu negócio, essa ferramenta será demasiadamente útil para enriquecer o quadro geral que você tem do seu cliente.

Redes sociais

Se você quer descobrir mais sobre seus clientes, seus hábitos e seus gostos, estar presente nas redes sociais pode ser uma alternativa bem interessante.

Procure participar de grupos de discussão específicos do seu nicho, essa é uma forma de descobrir as reais necessidades dos seu público-alvo. E, dependendo de como seu negócio for estruturado, você pode até conseguir arrastar alguns.

Métodos tradicionais, mas independente da internet, você também sempre pode descobrir mais sobre o que o seu cliente pensa ou o que o seu possível cliente almeja, por meio de ligações telefônicas e até
mesmo o questionando pessoalmente.

Dependendo de como a interação for estruturada, você pode ganhar muitos pontos por soar preocupado com o que ele pensa e estar demonstrando tanta disposição em querer agradar e resolver o seu problema.

Hoje em dia também é comum a utilização de tokens de atendimento em estabelecimentos físicos que servem tanto para facilitar o atendimento como para avaliar a satisfação do cliente com os seus serviços ou produtos.

Você não precisa gastar rios de dinheiro

Não pense que só porque você não tem muito dinheiro que não dá para descobrir informações úteis para otimizar os seus negócios.

A Internet está aí a sua disposição oferecendo milhares de soluções de pesquisa intuitivas e eficientes, basta criar coragem e pôr a mão na massa.

E se você gostou do nosso conteúdo, leia também:

Evitar perda de reputação online

E aí, gostou? Conta pra gente aqui nos comentários como sua empresa faz pesquisas e quais ferramentas utiliza.

Leia outros artigos

Generic selectors
Apenas correspondências exatas
Pesquisar nos títulos
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
  

Leia outros artigos

© 2017-2020 Dobra 7 Digital Marketing  – CNPJ 34.090.519/0001-20. Todos os direitos reservados. 

plugins premium WordPress