4 tendências em marketing digital que você deveria ficar de olho

maketing digital tendência

O marketing digital é uma área em constante evolução e tendências. A tecnologia empregada na publicidade pela internet não para de se aprimorar e se tornar cada vez mais personalizada para o consumidor final, o que faz com que as nossas experiências sejam constantemente transformadas.

E a cada ano que passa podemos contar com o surgimento de uma nova ferramenta ou estratégia que ajude os empreendedores a se relacionar melhor com os seus clientes e possíveis clientes.

E foi pensando que você também gostaria de tirar proveito das tendências do marketing digital que resolvemos escrever esse artigo mostrando as 4 principais tendências que você precisa ficar de olho para conseguir alavancar as vendas do seu empreendimento no curto prazo. Vamos a elas?

1.Chats privativos

Uma das maiores facilidades que a internet trouxe as pessoas foi a possibilidade de se comunicar com qualquer um de maneira praticamente instantânea e privativa, por meio de
chats.

E a história dos chats já é antiga. Viemos de aplicativos como o MSN e o ICQ para soluções de chat que agoram são atreladas as redes sociais como o facebook, o instagram e o twitter.

Entretanto, as soluções de programas e aplicativos destinados exclusivamente a conversas
um a um continuam existindo e estão mais fortes do que nunca.

Nesse sentido, vemos o whatsapp e o instagram como a ponta de lança dessa tendência.

Cada vez mais as empresas fazem uso desses aplicativos de mensagem para se comunicar com seus clientes. Isso não só facilita imensamente a comunicação como torna a relação com o cliente mais pessoal e mais confiável.

E quando falamos de marketing, nada mais efetivo que ser capaz de falar diretamente com o seu possível cliente, ou com todos os seus clientes ao mesmo tempo, de forma individual, não é? Já existem muitas estratégias que iniciam o primeiro contato com o prospect por meio de uma conversa no whatsapp.

E na hora de divulgar um serviço ou se manter atualizado das novidades de uma empresa, muitos começaram a usar os grupos tanto do whatsapp quanto do telegram (que pode ser visto como uma ferramenta mais exclusiva).

Nesses grupos você pode adicionar os seus clientes e retirar a possibilidade de eles responderem, fazendo deles apenas receptores das coisas que você tem a lhes dizer.

Funciona como se fosse uma lista de transmissão ou de e-mails, porém com 100% de eficácia, já que você terá certeza que a mensagem foi entregue a todos do grupo, sem exceção.

2.Investimento em inteligência artificial

Outra enorme tendência do marketing digital que já vem de anos e que com o passar do tempo só tem se tornando mais perspicaz e eficiente, é a inteligência artificial.

No caso, vemos essa tecnologia sendo usado em bots, que são robôs programados para responder perguntas de forma automatizada. Porém cada vez mais humana e cheia de nuances.

A meta é que em algum momento esses robôs sejam capazes de resolver a maioria dos problemas ou dúvidas que um cliente ou possível cliente tiverem a respeito do seu produto ou serviço.

Você pode empregar esses bots principalmente em chats de redes sociais ou até mesmo pelos apps de mensagens diretas como o whatsapp e o instagram.

O funcionamento deles se dá, geralmente, da seguinte forma:

● O cliente chega com uma dúvida e a escreve
● O robô identifica algum termo chave e apresenta opções para a pessoa escolher
● Se existir alguma opção relacionada ao problema do cliente, a interação continua assim até uma resposta adequada finalmente ser alcançada

Bots também podem ser usados para mensurar a qualidade do atendimento, auxiliar em uma compra, durante o período do pós-venda e muitas outras situações.

Todavia, a inteligência artificial não se limita apenas a conversas por texto. Fazer pesquisas utilizando a sua voz, com algum assistente de smartphone nos motores de buscas, como o google é uma tendência em franca ascensão.

Isso sem mencionar que se você otimizar o bem as estratégias de marketing digital, soluções como o Waze e o Google Maps podem começar a indicar o seu estabelecimento como referência, sendo mencionados até pelos famosos assistentes virtuais, como a Alexa.

3.Postagens de compras

Até pouco tempo era bastante comum que o objetivo das postagens em redes sociais fosse chamar a atenção dos possíveis consumidores para as lojas das marcas.

Comprar em lojas virtuais é uma comodidade bem grande se comparado a ter que sair de sua casa para ir ao um estabelecimento físico. No entanto, mesmo essa facilidade vem se tornando cada vez mais cômoda.

E essa é uma das mais novas tendências no marketing digital: fazer uma compra diretamente daquela postagem na rede social que o estabelecimento fez.

Uma das alternativas mais famosas veio do instagram, que chegou com essa novidade chamada Instagram Checkout, que permite que os usuários comprem produtos de lojas sem nem mesmo precisarem ser redirecionados para um endereço fora da plataforma.

O objetivo disso, obviamente, é manter o usuário da rede social ainda mais vidrado nela, mas de qualquer forma não deixa de ser uma facilidade para o consumidor na hora de se relacionar comercialmente com a marca que ele gosta.

4.Inclusão da geração Z no mercado

Mas talvez a maior tendência relacionada ao marketing digital a qual os empresários deveriam estar bastante atentos é a inclusão cada vez mais ativa da geração Z como consumidores.

Em pouco tempo eles serão a maioria absoluta de pessoas consumindo produtos e serviços e isso pode ser um problema para quem estava acostumado a atender gerações mais velhas.

A realidade é que cada geração tem as suas características específicas, e isso inclui seus gostos e a forma de se comunicarem.

Você não pode se relacionar com um senhor de 80 anos da mesma forma que se relaciona com um jovem de 20 e vice-versa.

Se a sua empresa não estiver preparada para atender essa nova leva de consumidores,entendendo quais são suas necessidades, cada vez mais tecnológicas, dores e prazeres, você estará perdendo a maior e mais crescente parcela do mercado.

E aí, gostou da informação que passamos hoje? Continue nos acompanhando, veja esse post:

Marketing digital nas redes sociais

Posts recentes
Webinar

Webinar: Por que fazer um?

Hoje em dia existem muitas ferramentas disponíveis para quem quer interagir com o seu público, …

Persona: Por que criar uma?

Muitos empreendimentos acabam pecando pela falta de foco. Mas o que isso quer dizer? Entenda, …

Landing page: do A ao Z

Toda estratégia de marketing possui um objetivo claro e definido. Seja este fazer uma venda …

Aprenda tudo sobre Google Partner

Você possui uma agência de marketing digital? Ou talvez simplesmente trabalhe com anúncios no adwords? …

Entendendo de uma vez por todas o funil de vendas

Os hábitos dos consumidores mudaram. E essa mudança se deu principalmente graças a internet. Se …

Entenda o que é Web Design

Se você algum dia passando pela internet olhou um site e achou ele bonito, gostou …

Marketing digital correto

Marketing digital feito incorretamente: evite cair nessa armadilha tão comum

Hoje em dia já deixou de simplesmente ser comum investir em marketing digital corretamente. Na …

Posição de destaque

Quais são os maiores problemas que uma empresa sem destaque no mercado enfrenta?

Almejar o sucesso e querer uma posição de destaque em seu nicho de atuação é …

Ferramentas para o marketing digital

Como utilizar as melhores ferramentas disponíveis para obter resultados otimizados em marketing digital?

Atualmente existem inúmeras ferramentas gratuitas ou pagas disponíveis na internet que podem te ajudar na …

O maior obstaculo para a Autoridade

O maior obstáculo na criação de autoridade que todo empresário enfrenta

Veja nesse post quais são os maiores osbstáculos para se tornar uma autoridade no mercado. …

Perda de reputação digital

Perda de reputação digital: como evitar?

A reputação digital não é muito diferente da reputação que nós conhecemos como advinda do …

Faça pesquisa gastando pouco

Como fazer pesquisa para marketing digital gastando pouco dinheiro

Investir em pesquisa de marketing é um grande passo para avaliar suas estratégias adotadas, porem, …

© 2017-2020 Dobra 7 Digital Marketing  – CNPJ 34.090.519/0001-20. Todos os direitos reservados.