Quais são os maiores problemas que uma empresa sem destaque no mercado enfrenta?

Posição de destaque

Almejar o sucesso e querer uma posição de destaque em seu nicho de atuação é algo comum, no entanto, o que é preciso fazer para se conquistar isso não é tão simples.

Para poder ser notado pelo público, o empresário precisa ter isso como um objetivo concreto e consistente nas suas atitudes. E existem muitos benefícios atrelados a ser uma empresa que possui posição de destaque, que tem autoridade.

Mas o contrário também precisa ser lembrado, ou seja, o lado negativo em ser uma empresa sem autoridade, pequena, que não se dispõe a crescer, que não investe em sua imagem, que não possui uma estratégia de marketing e justamente por isso ninguém, salvo talvez quem more na mesma quadra ou bairro, a conhece.

Desconfiança na qualidade dos produtos ou serviços

É normal que tenhamos desconfiança de tudo que não conhecemos. Isso é um instinto natural do ser humano, um instinto defensivo que com certeza corroborou muito para a nossa sobrevivência e o desenvolvimento da espécie de modo geral.

E seguindo essa lógica, é absolutamente natural que tenhamos o pé atrás quanto a estabelecimentos comerciais que não possui uma posição de destaque. Afinal de contas, qual é a garantia que nós temos de que comprando daquele lugar nós teremos satisfação garantida com o produto ou serviço adquirido?

Para termos alguma confiança, antes necessitamos averiguar algumas credenciais mínimas. A opinião das pessoas a respeito daquele lugar, por exemplo:

● Existe algum site o qual eu posso conferir sua história, seus serviços e produtos etc?
● Se eu der uma procurada básica nas redes socias eu irei encontrar perfis com os quais eu possa me comunicar?

Se não houver nenhuma forma de atestar a qualidade daquilo que aquele estabelecimento oferece, a pessoa será obrigada a arriscar.

E nesse caso, existe 50% de chance de ela sair satisfeita e 50% de chance de ela se arrepender amargamente da escolha.

É fácil concluir que em um cenário de aposta como esse, a maioria das pessoas passará longe, pois ninguém quer apostar, pelo contrário, as pessoas querem estabilidade e previsibilidade.

E é muito mais fácil encontrar isso em um estabelecimento que já tenha um nome conhecido no mercado.

Faturamento estagnado

Uma das maiores consequências que uma empresa que não é conhecida do público, que não exala confiança, pode sofrer, é a estagnação do seu faturamento. E muitas vezes até a diminuição do mesmo por uma série de fatores externos.

O final dessa história é bem comum: sem faturamento, não vai ficando cada vez mais difícil pagar as contas e invariavelmente a empresa será acometida pela falência. E convenhamos que não é para falir que o empresário investe seu tempo e seu dinheiro.

A verdade é que a única maneira de aumentar o faturamento e o lucro de uma empresa é se as vendas de seus produtos e serviços obtiverem um acréscimo.

E isso só irá ocorrer com o aumento do número de clientes. E a empresa só irá captar mais clientes se cada vez mais pessoas souberem que ela existe, em primeiro lugar, e que é uma boa empresa.

É certo que existem variáveis que podem corroborar para um aumento no nível de consumidores. Muitas vezes apenas a qualidade superior do serviço estimula um boca-a-boca positivo que atrai novos clientes.

Mas independente do quão efetivo possa ser o boca-a-boca, essa prática tem uma limitação natural.

E essa limitação, caso não seja extrapolada com um investimento em uma estratégia de marketing, pode perfeitamente ser subvertida pelo efeito da concorrência que aos poucos se tornará cada vez mais competitiva.

E mesmo os clientes fiéis que gostam de você, eventualmente acabarão preferindo o melhor custo-benefício.

Posição de destaque

Dificuldade de expansão dos negócios

E as consequências negativas acabam se tornando uma bola de neve descontrolada.

Porque se a empresa não tem dinheiro e só vê o seu faturamento diminuindo, de onde ela poderá tirar recursos com a intenção de expandir os negócios na tentativa de melhorar a situação financeira?

De acordo com a sabedoria popular, ela teria que vender a janta para comprar o almoço. Para fazer dinheiro você precisa ter dinheiro. Uma empresa que inicia no mercado sem um planejamento sólido está fadada ao fracasso.

E quando ela finalmente se der conta do que está fazendo errado já vai ser muito difícil sair do buraco. Antes de iniciar um empreendimento todo planejamento é pouco.

Você precisa analisar o mercado, entender bem do nicho que você pretende atuar, fazer pesquisas, analisar a concorrência e uma séria de outras análises importantes que não podem ser relegadas a um segundo momento.

Se você tiver todo esse plano já encaminhado, tornar-se-há muito mais fácil iniciar uma expansão uma vez que as engrenagens estiverem rodando.

Acordos desvantajosos com fornecedores

Outro ponto negativo que atrapalha bastante na gerência de uma empresa que não é conhecida e não tem reputação é a dificuldade de adquirir crédito na praça.

E não é apenas com o banco, mas com fornecedores também. Uma empreitada empresarial bem sucedida é munida de bons acordos comerciais com os melhores fornecedores disponíveis.

E é sempre possível negociar melhores preços ou condições de contrato com um fornecedor o qual você confia ou tem uma boa e longínqua relação.

Mas como você pode negociar bons contratos se a sua empresa estiver começando agora no mercado? E é precisamente nessa parte que entra toda a questão do planejamento.

Se você conseguir mostrar para os seus fornecedores que a sua empresa:

● Possui planos responsáveis de expansão
● Exala confiança e seriedade
● Possui uma clientela que vive te recomendando
● Sinaliza que há um risco muito baixo de qualquer problema financeiro da sua parte

Por qual motivo o fornecedor não iria querer negociar um contrato mais vantajoso para ambos?

Afinal de contas, existirá a expectativa de que se você crescer mais, você logicamente precisará de mais recursos advindos deste fornecedor, tornando-se assim um cliente ainda mais lucrativo e preferencial.

Uma coisa leva a outra

E dessa forma é possível observar que o ciclo não tem fim. Se você investir em boas práticas de gerência, tiver um planejamento maduro desde o início do negócio e não se esquecer da importância da imagem que a sua empresa tem e no fato de que ela precisa ser vista, você nunca precisará passar por nenhuma situação adversa listada aqui neste artigo.

Sempre lembrando que o contrário também é 100% aplicável. Se você gostou do nosso conteúdo, continue antenado aqui no nosso blog para continuar acompanhando as nossas postagens.

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