O que você não sabia sobre Nicho De Mercado

nicho de mercado não é uma novidade, porém falar sobre nicho de mercado é uma conversa extensa de se ter. Pensando nisso separamos algumas das dicas essenciais que acabam sendo esquecidas.

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado nada mais é do que uma parte especifica do seu publico. Por exemplo:

consumidores de entretenimento >>> consumidores da netflix >>>> consumidores das series da netflix >>>> consumidores das series originais da netflix

No exemplo a cima há 4 nichos de mercado, todos estão dentre de um grande nicho ( consumidores de entretenimento). Pode-se definir o nicho de mercado como grupo menor dentre de um setor com problemas e necessidades especificas.

Como identificar um nicho de mercado?

Para se identificar um nicho, vale lembrar que os nichos de mercados geralmente estão dentro de nichos maiores.

Uma característica recorrente é que geralmente os problemas enfrentados por esse setor ainda não tem uma solução viável no mercado.

Hoje em dia, com a internet ficou mais fácil de se identificar os nichos. Um grande recurso é pesquisar pelas reclamações recorrentes sobre serviços ou produtos de fornecedores distintos.

Um nicho de mercado também pode ser definido por:

  • segmentação geográfica
  • segmentação demográfica
  • segmentação comportamental
  • segmentação psicográfica

Segmentação Geográfica

Esse nicho é criado a partir de parâmetros de localização, como:

  • continente;
  • país;
  • estado;
  • cidade;
  • bairro;
  • região.

sempre deve ser levado em consideração a concorrencial que está do mesmo local e também ter em mente que esse tipo de segmentação não é muito valiosa para o mercado online.

Segmentação Demográfica

Já aqui, os parâmetros usados são os aspectos sócio-econômicos do publico, tais como:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • renda;
  • ocupação;
  • raça;
  • geração;
  • nacionalidade;
  • classe social;
  • escolaridade, entre outros.

Ou seja, tudo que poda-se influenciar diretamente a compra. A segmentação demográfica também pode ser usada para definir seu publico alvo.

Segmentação Comportamental

Aqui é levado em conta tudo em relação aos hábitos de compra do consumidor. como:

  • o que eles procuram;
  • o que precisam;
  • o que conhecem;
  • o que consomem;
  • em que quantidade consomem;
  • com que frequência
  • etc.

Pode-se criar um paralelo aqui com a crianção da sua persona, no marketing.

Segmentação Psicográfica

Por fim, a segmentação psicográfica leva em conta a personalidade do consumidor, seu estilo de vida, suas crenças e causas. Como por exemplo:

  • têm o mesmo estilo musical preferido;
  • seguem ao tipo de alimentação (vegetarianismo/ glúten free…);
  • quais as causas que defendem;
  • possuem intolerância à lactose;
  • defendem a liberdade feminina
  • etc.

Há um nicho de mercado dentro do seu publico?

Sabendo que o publico sempre se divide , você á se perguntou quais são os nichos de mercado dentro de seus clientes? e mais como alcança-los?

Para entender a inda melhor a sua audiência é bom ter o costume de conhecer seus clientes. entender onde eles estão, o que consomem.

Dentro mesmo do seu publico alvo será possivel indentiviar os nichos criados, porém nada te impede de ir mais além.

Investigar o próprio publico pode responder muitas perguntas sobre como a sua empresa estão sendo vista e quando/porque te procuram.

Gostou do texto? Continue com a gente e leia:

O guia completo da Segmentação de publico

Conta pra gente aqui nos comentários suas experiencias como nicho de mercado!

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