O guia completo da Segmentação de publico

A segmentação de publico está presente em todos os aspectos quando falamos de mercado e publico alvo. Trazemos hoje uma analise mais completa do que a segmentação de mercado pode fazer por você

O que é Segmentação de publico?

A segmentação de publico é um processo de separação do do mercado geral de consumidores com base em características semelhantes.

Ou seja, a segmentação é a divisão do publico baseado suas características, que podem variar.

As semelhanças podem ir de gostos e opiniões parecidas até mesmo local de residência, tudo dependerá do tipo de segmentação que será feito.

Tipos de segmentação

Segmentação geográfica

Esse tipo de segmentação é realizado para agrupar o publico de acordo com sua localização, podendo ser separado por País, estado, cidade e até bairro variando de acordo com a situação.

Esta segmentação leva em consideração que cada região tem o seu próprio estilo de vida, com isso, o publico de cada região apresentara características distintas.

Segmentação demográfica

Talvez a segmentação mais utilizada no mercado. Consiste em uma segmentação mais aprofundada no consumidor.

Os parâmetros mais usados são:

  • Idade
  • Estado civil
  • Sexo
  • Renda
  • Religião
  • Nacionalidade
  • Etc..

Segmentação comportamental

Leva em consideração as opiniões, gostos, conhecimentos, influencias sobre o produto ou servido oferecido.

Ou seja, o que o consumidor sabe sobre o serviço/produto oferecido, ele conhece os benefícios? Já é fiel a marca ou é um novo cliente? Ele conhece a empresa mais nunca comprou? Porque? Entre outros.

Todos esses dados ajudam a estratégia de marketing a ser mais assertiva com cada perfil comportamental de grupo de clientes.

Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica analisa pontos como a personalidade, o estilo de vida, opiniões/atitude, dentre outros aspectos.

De acordo com o tipo de personalidade de um grupo as técnicas de venda e convencimento vão ser diferentes, além das campanhas de marketing terem um foco diferenciado também.

A importância da Segmentação

Agora que você já sabe quais são as segmentações mais utilizadas, é mais fácil entender qual a importância da separação para as empresas.

Segmentando o seu publico, você está organizando o mundo vasto de consumidores em determinados grupos.

Isso, facilita a orientação de sus decisões de marketing e portanto simplifica o processo de enfoque nas campanhas, tudo dependerá do grupo que você quer atingir.

Empresas que segmentam seu público são capazes de atender todas as gamas do público-alvo e até promover campanhas especificas para atrair certos tipos de clientes.

Outra consequência é o maior índice de fidelização, afinal a marca que fala a língua de seus clientes tem amis chances de conquista-los.

Além do fato de que os custos com campanhas publicitarias e estratégias de marketing são menores, afinal, vocês estará mirando em um campo onde conhece.

Vale lembrar que a segmentação pode ter ramificações maiores. Se estamos falando de um nicho de mercado especifico, a segmentação comportamental, por exemplo, pode ser mais aprofundada.

Pensando em seu público-alvo é possível segmenta-lo para um maior entendimento do tipo de publico que você está criando.

Em conclusão, a segmentação de mercado é necessária para um maior entendimento dos consumidores, todos podem comprar de você, porém não compraram igual e a segmentação te mostrará isso.

E ai gostou do tema? Leia também

5 Motivos para Adquirir Marketing Digital

Conta pra gente quais são os tipo de segmentação que você usar aqui nos comentário!

Assine nosso Newsletter

© 2017-2020 Dobra 7 Digital Marketing  – CNPJ 34.090.519/0001-20. Todos os direitos reservados.