Landing page: do A ao Z

Toda estratégia de marketing possui um objetivo claro e definido. Seja este fazer uma venda direta, incitar que a pessoa se inscreva em uma newsletter, que ela se inscreva no canal, que continue acompanhando o blog, que baixe um e-book e etc., são muitos os objetivo que podemos pensar. Entretanto, mesmo usando de CTAs nem sempre é tão fácil fazer com que a pessoa execute a ação que nós desejamos.

E é justamente aí que entra a história da Landing Page. Você já ouviu falar nesse termo? Caso você não saiba, vamos te explicar. E já podemos adiantar que landing pages são fundamentais se você quer converter clientes.

O que é uma landing page?

Na teoria, qualquer página na qual o usuário cair primeiro em um site é considerado uma landing page, ainda mais pelas análises do google. No entanto, apesar de a lógica estar correta, no marketing a definição de Landing Page é outra.

Podemos resumir da seguinte forma: landing page é uma página criada especificamente para converter o usuário ou consumidor em cliente, ou para que ele tome alguma ação específica. Em uma tradução livre, seria algo como “página de aterrissagem”.

O ponto chave é que, dentro das definições do marketing sobre o que é uma Landing Page, esta não pode ser considerada uma página qualquer que o cliente chega sem mais nem menos. 

Em uma boa estratégia de marketing, a Landing Page é o alvo. Você quer que o cliente caia nela. E você tem que fazer o que for necessário para que o cliente chega até essa página.

É comum que as pessoas sejam direcionadas para landing pages da seguinte forma:

  1. A landing page é a primeira página do seu site e o seu cliente precisa passar por ela inevitavelmente;
  2. Seu cliente chegou até a sua landing page por causa de uma propaganda paga que ele viu.

Seja como for que ele “aterrisou” na sua landing page, uma vez que ele está nela, certifique-se de que ela esteja perfeitamente ajustada para convencê-lo a fazer o que você precisa que ele faça.

E na sua cabeça você deve estar questionando-se: Ok, e o que eu preciso para ter uma landing page eficiente? Vamos falar disso agora.

O ABC da Landing Page perfeita

Existem muitas detalhes que você precisa supervisionar e se certificar de que estão bem otimizadas para que a sua landing page funcione de maneira eficiente. Vamos ver alguns deles:

A. Título e subtítulo

Primeiramente, uma boa landing page possui um título chamativo e que consegue convencer de forma sintética quem o lê que aquela oferta é realmente interessante e tem a ver com a sua necessidade.

Não podemos negar a realidade: as pessoas leem as manchetes ou títulos e só depois se decidem por ler o conteúdo. Sendo assim, capriche nesse elemento para conseguir a atenção dos seus possíveis clientes.

B. Imagens chamativas

Em segundo lugar, você também não pode se esquecer as pessoas são visuais. Independente de serem homens ou mulheres, nós sempre nós sempre nos atraímos por aquilo que chame a nossa atenção. Sim, essa é a mesma lógica dos títulos.

A questão aqui é que se a sua landing page for ornada com imagens realmente interessantes e que sejam capaz de dialogar bem com a proposta. Ou que no mínimo façam quem está vendo criar alguma emoção boa, você já tem meio caminho andado.

C. Descreva sua oferta de forma intrigante

É claro que você não pode deixar as técnicas de copywriting de lado. Uma boa landing page possui textos sedutores e ao mesmo tempo fáceis de ler e concisos. Use:

  • Frases curtas
  • Negritos e sublinhados
  • Bullet points, como estamos fazendo aqui
  • O importante são os benefícios e não funcionalidades
  • Descreva os pontos chave da sua oferta

Quanto a estes dois últimos pontos, vale uma breve explicação. 

Quando dizemos para falar de benefícios, é porque funcionalidades não vendem, não enchem os olhos. Por exemplo, que importa saber o que um abridor de latas faz? Ele abre latas, oras.

Agora pense nos benefícios que um abridor de latas irá gerar a você. Economia de tempo, esforço que por sua vez irão se converter em mais bebida e um maior bem-estar geral. 

Em outras palavras, use essa lógica de visão ao invés de falar sobre para o que serve o produto ou serviço. As pessoas são muito mais suscetíveis a emoção do que a lógica, lembre-se disso.

E quanto a descrição dos pontos chave, é importante sempre lembrar de não sobrecarregar a sua landing page de informações. Escolha no máximo umas 5 características mais importantes do produto ou serviço e fale dele em parágrafos curtos.

D. Gatilhos

Gatilhos são aquelas frases ou palavras que fazem justamente o que nós mencionamos no tópico anterior, eles geram emoção. Entre os mais comuns que podemos citar para Landing Pages estão os gatilhos de:

  • Urgência – quando você instiga a pessoa com um prazo limite;
  • Prova social – quando você mostra a pessoa por meio de exemplos reais os benefícios da sua oferta; 
  • Autoridade – quando você mostra que não há ninguém melhor no mercado que você devido ao seu conhecimento.

E. Formulário

E é claro que uma Landing Page eficiente não poderia estar completa sem um formulário. Na realidade esse é um dos elementos mais proeminentes da maioria das landing pages. 

O motivo disso é porque com um formulário você consegue as informações de contato da pessoa interessada, em troca de algum conteúdo gratuito, geralmente um e-book. 

E com essas informações você pode começar a entrar em contato com esse possível cliente para assim poder iniciar o processo de reconhecimento da sua marca com a finalidade de convencer a pessoa a adquirir o seu produto ou serviço.

Conclusão e dica final

Agora que você já entendeu o que é uma landing page o seu propósito, vale ressaltar que no final das contas tudo começa com um bom trabalho visual e justamente por isso você deve sempre investir em elementos que focalizem a atenção do leitor para onde você a quer.

Setas, cores, formas e outros jeitos de destacar o texto são sempre bem-vindas a serem usadas com eficiência. O seu objetivo é prender atenção do leitor, para depois convertê-lo com as suas palavras escolhidas a dedo.

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