Entenda o que é Web Design

Se você algum dia passando pela internet olhou um site e achou ele bonito, gostou das suas funcionalidades e do fato de que ele carregava rapidamente, você certamente viu um site com um bom web design.

Não existe muito segredo a respeito do que é o web design, e nós podemos facilmente resumi-lo assim: web design é tudo aquilo que é criado para ser exibido visualmente na internet, principalmente o layout de páginas, imagens e outros tipos de conteúdo.

E agora que você entendeu esse princípio básico, vamos falar um pouco mais detalhadamente a respeito das características de um bom web design, e como isso pode ajudar a alavancar de forma incrível a sua estratégia de marketing.

O visual é importante

Um bom web design não deixa o visual de lado. A cruel realidade é que a beleza importa e, em aplicações online isso é evidente. Páginas feias não chamam nossa atenção, mesmo que o conteúdo delas seja bom.

E pior do que não chamar a nossa atenção, uma página da web feia nos repele de fato. Um site visualmente agradável é tudo que a nossa vista quer.

Todas as pessoas que entraram no seu site e verem que ele é um site bonito, certamente vão querer permanecer mais tempo nele e saber tudo que pode a ver ali. E é claro que são muitos elementos que precisam ser vistos para otimizar a aparência de uma página.

Cores, formatos, imagens e tipografia importam muito. Um bom web design vai ser capaz de lidar bem com todas essas características e tirar o melhor delas, de acordo com a necessidade do site. 

Foque na escaneabilidade

Você já ouviu falar nessa palavra? Talvez ela não seja tão conhecida da maioria das pessoas, o que é compreensível, afinal de contas esse termo é pouco usado fora do âmbito profissional de redatores e escritores.

O significado de escaneabilidade, contudo, é muito importante e esclarecedor. Esse termo diz respeito a capacidade de ler alguma coisa com facilidade e, com isso, ser capaz de reter melhor as informações.

Alguns princípios da escaneabilidade que podemos citar para um bom web design, são:

  • Linguagem acessível;
  • Palavras pequenas;
  • Uma formatação que destaque os termos;
  • Parágrafos e frases mais curtas .

Se você se ater a esses detalhes na hora de escrever os textos do seu site, isso irá contribuir de forma inestimável para a experiência do usuário.

Uma boa tipografia diz muito

Algo que muitas pessoas negligenciam é a importância da tipografia. Ou seja, o tipo de fonte que você irá utilizar para escrever. Por exemplo, esse texto está sendo escrito com a fonte Arial, tamanho 11. Talvez até a sua publicação ele mude, ou não.

A questão é que cada fonte transmite uma intenção diferente ao leitor. Algumas vão ser capazes de passar um de seriedade maior do que outras. Outras, todavia, tem a função de serem mais elegantes e talvez combine melhor com determinados assuntos.

Também existem aqueles fontes que, de maneira geral, são bem ruins e não deveriam ser usadas nunca. A menos que o seu objetivo seja falar sobre elas, ou usá-las de forma irônica.

Há também aqueles que investem na criação de uma tipografia própria. Na realidade, esse seria o melhor dos mundos de um bom Web design: ter a sua própria fonte. Possuir a própria tipografia demonstra independência, criatividade e autoridade. É algo a ser considerado. 

Não pode demorar pra carregar

Uma página que demora para carregar deixa qualquer usuário estressado e até ansioso. E esse não é o tipo de emoção que você quer que as pessoas associem ao entrarem nas suas páginas da web.

A verdade é que o mundo está cada vez mais acelerado e isso fez com a que a paciência das pessoas encurtasse bastante. E esse problema precisa ser visto com olhos compreensivos no Web Design. 

É verdade que em alguns casos o site tem uma quantidade considerável de informação e funções e, por isso ele acabe sendo mais pesado que a média. 

No entanto, é nesse ponto que você deve se questionar: Será que toda essa informação que está fazendo o meu site demorar tanto para carregar é realmente necessária?

Dependendo da sua resposta, e levando em consideração que ela foi bem ponderada, você saberá o que fazer, ou não.  

Tem que ser responsivo

A responsividade também tem muito a ver com a velocidade de carregamento, porém não apenas isso. Ela diz respeito principalmente a capacidade do site de se adaptar a diferentes tamanhos telas. No caso, a principal delas, que é a tela do celular.

O fato é que todo site precisa ter uma versão específica para o mobile. E isso acontece porque hoje mais de 60% de todo o tráfego na internet acontece pelo celular. E esse número só tende a crescer com o tempo.

E isso significa que se o seu site não for capaz de se adaptar bem as telas de celular, você com certeza irá perder visitantes e, consequentemente, dinheiro. Essa é a característica mais importante de um bom web design, seja para sites ou que for.

É claro que nem todos os celulares possuem o mesmo tamanho padrão de tela, mas a razão é sempre bastante parecida. Então foque nisso e prepare as suas páginas.

Nunca esqueça do SEO

Por fim temos o famigerado SEO. Para quem não sabe: Search Engine Optimization, em uma tradução livre: otimização do motor de buscas. 

Em se tratando de Web Design, o SEO engloba tudo que foi falado até aqui. Todas as características de um bom web design acaba por otimizar o SEO do seu site. É claro essas características não são tudo.

O SEO tem principalmente a ver com a escaneabilidade, porém não apenas isso. Palavras-chave, por exemplo, são fundamentais para fazer o design do seu site se destacar, principalmente em relação aos textos. E isso é consequência de um bom web design.

Há também que se ater a descrições de imagens, títulos e os nomes das páginas. Isso tudo conta muitos pontos a favor de um bom web design.

Devo contratar uma agência?

É fato que a acessibilidade da internet nos permite fazer praticamente qualquer coisa que desejarmos e aprendê-las, principalmente. No entanto, cabe a você avaliar os prós e os contras

Sim, você irá economizar dinheiro fazendo um site ou outros projetos de web design você mesmo. Entretanto, será que irá valer a pena pela qualidade?

Uma agência especializada ou um Web Designer são alternativas mais profissionais e que poderão garantir uma maior satisfação e menos perda de tempo.

E aí, o que você achou do nosso conteúdo? Bacana não é? Então continue acompanhando o nosso blog para receber mais conteúdo desse tipo.

Posts recentes

Persona: Por que criar uma?

Muitos empreendimentos acabam pecando pela falta de foco. Mas o que isso quer dizer? Entenda, …

Landing page: do A ao Z

Toda estratégia de marketing possui um objetivo claro e definido. Seja este fazer uma venda …

Aprenda tudo sobre Google Partner

Você possui uma agência de marketing digital? Ou talvez simplesmente trabalhe com anúncios no adwords? …

Entendendo de uma vez por todas o funil de vendas

Os hábitos dos consumidores mudaram. E essa mudança se deu principalmente graças a internet. Se …

Entenda o que é Web Design

Se você algum dia passando pela internet olhou um site e achou ele bonito, gostou …

Marketing digital correto

Marketing digital feito corretamente: evite cair nessa armadilha tão comum

Hoje em dia já deixou de simplesmente ser comum investir em marketing digital correto. Na …

Posição de destaque

Quais são os maiores problemas que uma empresa sem destaque no mercado enfrenta?

Almejar o sucesso e querer uma posição de destaque em seu nicho de atuação é …

Ferramentas para o marketing digital

Como utilizar as melhores ferramentas disponíveis para obter resultados otimizados em marketing digital?

Atualmente existem inúmeras ferramentas gratuitas ou pagas disponíveis na internet que podem te ajudar na …

O maior obstaculo para a Autoridade

O maior obstáculo na criação de autoridade que todo empresário enfrenta

Veja nesse post quais são os maiores osbstáculos para se tornar uma autoridade no mercado. …

Perda de reputação digital

Perda de reputação digital: como evitar?

A reputação digital não é muito diferente da reputação que nós conhecemos como advinda do …

Faça pesquisa gastando pouco

Como fazer pesquisa para marketing digital gastando pouco dinheiro

Investir em pesquisa de marketing é um grande passo para avaliar suas estratégias adotadas, porem, …

Como lidar com reclamações

Quais são as coisas que você gostaria de saber quando começou a lidar com as reclamações dos seus clientes?

Uma das partes fundamentais de se gerir um negócio é o relacionamento com clientes e …

© 2017-2020 Dobra 7 Digital Marketing  – CNPJ 34.090.519/0001-20. Todos os direitos reservados.