Perda de reputação digital: como evitar?

Perda de reputação digital

A reputação digital não é muito diferente da reputação que nós conhecemos como advinda do boca-a-boca a respeito de uma determinada empresa ou pessoa.

E assim como a definição clássica, ela funciona com a mesma lógica. Ou seja, a reputação daquele estabelecimento pode ser boa ou ruim e ela pode aumentar ou diminuir.

O ponto aqui é que você certamente não irá querer que a reputação do seu negócio diminua e consequentemente se torne ruim.

E quando estamos falando de internet existem muitas formas de medir a temperatura da sua reputação.

Se você quiser saber mais, continue lendo este artigo para entender sobre esse assunto importantíssimo para o seu negócio.

Ganhar ou perder reputação é um esforço diário

A primeira coisa que você precisa entender é que reputação é algo que é construído aos poucos, por meio de uma estratégia de marketing que compreende várias ações e ferramentas.

Esse é um trabalho minucioso e detalhado, que só funcionará em plenitude e com eficácia se for posto em prática todos os dias.

E isso é justamente aquilo que muitos empresários custam a entender: a reputação não vem de um dia para o outro, ela é o resultado da soma de contínuos esforços diários que são guiados por uma estratégia de marketing muito bem definida.

Se a sua empresa não tiver uma estratégia de marketing bem elaborada que a auxiliará a aumentar sua reputação, o que pode acabar acontecendo é justamente o oposto.

Sem investimento, a imagem do negócio automaticamente irá se tornar suscetível a uma série de fatores exteriores que podem fazer com que a empresa ganhe uma má fama.

Você pode apostar que nenhum consumidor vai querer gastar seu dinheiro e o seu tempo com uma empresa que tem uma reputação ruim ou em decadência.

A consequência disso é óbvia: você espantará possíveis clientes, perdendo muitas vendas e incontáveis chances de incrementar o seu faturamento.

A longo prazo, uma imagem ruim que não é submetida a nenhum tipo de remediação, pode simplesmente levar o empreendimento a bancarrota. E você pode ter certeza que é bastante comum que esse tipo de coisa aconteça com empresários de primeira viagem.

Portanto, se o seu objetivo é não perder a reputação da sua empresa e, ao contrário disso, aumentá-la o máximo que você for capaz, você precisa começar a investir em uma estratégia de marketing bem planejada, imediatamente.

Mas caso você não saiba por onde começar, veja a seguir algumas dicas importantes que vão te ajudar a iniciar uma estratégia para evitar perda de reputação digital.

Você precisa ter seu endereço na web

Se você tem uma empresa, independente de qual for o ramo que ela atue, ela precisa estar na internet.

Ela precisa ter um domínio próprio com o seu nome. O site é como certificação oficial de que a empresa existe.

Uma empresa sem um endereço eletrônico próprio se torna invisível para o mercado geral o que por si faz com que seja muito mais dificultoso de criar uma estratégia para ganho de reputação mais efetiva.

E muitas vezes não é necessário gastar rios de dinheiro contratando um web designer, por mais que os serviços de um profissional sejam sempre mais recomendados, pois hoje existem soluções gratuitas, como por exemplo o www.wordpress.com.

É claro que o domínio você ainda precisará pagar para manter ativo. Nunca se esqueça que é imprescindível que o site seja responsivo e otimizado para ser visto em smartphones, pois é incontestável que a maioria absoluta das pessoas hoje em dia acessa a internet pelos seus celulares móveis.

Tenha perfis em redes sociais

Uma forma de combater a perda de reputação é estando bastante presente na internet, com perfis nas redes sociais mais famosas, fazendo publicações e sendo bastante engajado e participativo.

Empresas que estão nas redes sociais e são ativas conseguem gerar uma simpatia muito grande com o seu público.

Elas se tornam mais confiáveis também aos olhos do consumidor, afinal de contas este poderá se comunicar com ela publicamente e interagir
com as suas postagens.

Isso sem contar que os perfis em redes sociais são um auxílio para quem quer começar uma estratégia de criação de conteúdo para atrair mais clientes, pois neles é possível divulgar conteúdo para um público que não chegaria organicamente ao seu site e blog.

Crie conteúdo útil e compartilhável

Mas a melhor estratégia que você pode utilizar para remediar uma possível perda de reputação é investindo no crescimento da sua autoridade online. E a autoridade de uma empresa só crescerá se ela mostrar para as pessoas que ela é de fato entendida do
ramo em que ela atua.

E a maneira correta de fazer isso é criando conteúdo gratuito que terá a possibilidade de ajudar as pessoas que poderiam ter algum interesse no seu nicho de negócio.

Esse conteúdo são os artigos de blogs, podcasts e até vídeos. Geralmente a estratégia básica consiste mesmo na criação de artigos para blogs.

Estes artigos por sua vez precisam ser bem escritos e apresentarem um conteúdo relevante e útil para quem está acabando de chegar no seu blog.

Seguir as técnicas de SEO é inegociável para que os conteúdos tenham chance de aparecerem bem posicionados no google. Ou seja, além de tudo o texto tem que ser bem formatado.

Levando em conta que o bruto dos internautas não vai se dar ao trabalho de ir para a segunda página e muito menos páginas posteriores em uma pesquisa em um motor de busca como o google, a sua melhor chance se encontra ao ser posicionado na primeira página.

Conclusão

Por fim, como você pode perceber, a reputação que o seu negócio possui é algo fundamental, e é o que fará toda a diferença para o sucesso dele.

O que você vai fazer para evitar perda de reputação, no entanto, é inteiramente sua escolha e responsabilidade.

Ter um bom atendimento e oferecer um bom serviço são de praxe, e é o básico que qualquer empresa deveria fazer, e justamente por isso você precisa ir um pouco mais longe, tal como você pode aprender neste texto.

Mas de qualquer forma, você só não pode cair na armadilha de achar que as coisas acontecem rapidamente: você precisa se empenhar.

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