A tecnologia é a maior aliada de quem quer ganhar dinheiro e isso é inegável. O propósito da tecnologia é facilitar e simplificar qualquer trabalho com soluções inteligentes e cada vez mais acessíveis economicamente. E uma das grandes revoluções que a tecnologia nos trouxe foi uma coisa chamada automação.
Caso você não esteja familiarizado com o termo, automação significa que os processos de trabalho serão feitos de forma automática sem que haja a necessidade de intervenção humana. E isso é algo muito positivo para tarefas repetitivas e que não dependam de raciocínio.
É claro que, a uma primeira análise, muitos podem acabar concluindo que automação de processos na realidade significa desemprego. E isso não poderia estar mais errado.
A automação serve para livrar as pessoas do trabalho braçal, para que elas possam assim se ocupar com o trabalho de pensar, tomar decisões e com o relacionamento com seus clientes, que por sua vez é um dos aspectos mais valorizados na relação entre cliente e empresa hoje em dia.
E algo que precisa ser apontado é que, a automação veio para ficar e ela pode ser aplicada a qualquer mercado de trabalho. Justamente por isso que com o marketing não seria diferente.
Neste artigo nós iremos falar dos benefícios de se investir na automação de marketing. Antes, no entanto, vamos explicar o que é a automação de marketing na prática.
O que é automação de marketing?
Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre como o marketing na internet funciona. Podemos resumi-lo desta forma:

- Potenciais clientes são atraídos pelo seu conteúdo útil;
- Estes potenciais clientes começam a se informar mais sobre o assunto;
- Uma vez informados estes potenciais clientes se tornam qualificados e começam a procurar soluções;
- Você é considerado como opção para esse potencial cliente que agora está na etapa de negociação de condições;
- Com apenas um empurrãozinho esse potencial cliente enfim se torna seu cliente.
Como você pode observar, o cliente passa por uma verdadeira jornada até que ele enfim se decida por procurar uma solução paga para os seus problemas. O ponto aqui, são as ferramentas utilizadas para facilitar essa jornada.
A automação de marketing vai justamente trabalhar em toda essa parte de atrair o potencial cliente, qualificá-lo para que ele se interesse por uma solução como a sua e de quebra mostrar a você em qual estágio esse potencial cliente se encontra.
Com esse tipo de informação você pode ser muito mais assertivo no momento de abordar um cliente, pois você saberá exatamente em qual estágio do funil de vendas ele se encontra e precisamente qual tipo de conteúdo ou abordagem será mais eficiente.
O que a automação de marketing faz na prática?
Na realidade a automação de marketing é um conceito. É o ato de automatizar tudo aquilo que envolve o marketing da sua empresa e que pode ser feito de forma repetitiva baseando-se em algumas regras que você irá estabelecer.

Entre as coisas que a automação de marketing pode fazer por você, estão:
- Campanhas de e-mail marketing
- Segmentação da base de clientes
- Fluxo de nutrição de conteúdo
- Formulários para adquirir mais informações
- Implementação de CTAs
- Automatização de postagens em redes sociais
- Relatórios sobre as condições dos seus potenciais clientes
Com esse tipo de funções mais as informações que você irá adquirir por meio da solução de automação que você estiver utilizando, todo o processo de marketing se torna muito facilitado. E isso, obviamente implica em muitas vantagens diferentes.
Motivos para automatizar o seu marketing
Você já deve ter compreendido que a automatização vai te poupar tempo, não é? Mas vamos esmiuçar um pouco o que isso significa na prática.

Melhor atendimento
Seus vendedores não vão mais precisar se preocupar em ficar entrando em contato com seus clientes para fazê-los se interessar pelo seu produto ou serviço.
Ou mesmo perdendo tempo com reuniões infrutíferas ou conversas que não levam a lugar nenhum e, na prática isso significa que eles vão poder se dedicar ao que realmente importa: atender o seu cliente quanto ao que ele realmente precisa de você naquele momento.
Um atendimento mais personalizado, por sua vez, irá garantir que os seus vendedores ou atendentes consigam resultados muito mais substanciais.
Maior agilidade em todos os processos
O fato é que quanto mais rapidamente você for capaz de atender o seu cliente ou potencial cliente, maiores serão as chances de você conseguir convertê-lo a uma primeira compra ou uma nova compra.
E esse processo todo se torna muito mais ágil com a automação de marketing. Afinal de contas, você já vai saber quais são as necessidades desse cliente com todas as informações que você conseguiu coletar dele por meio do processo de automação.
Aumento significativo na conversão de novos clientes
Como você irá possuir uma grande quantidade de informações sobre o seus potenciais clientes, você saberá exatamente quais são os clientes que merecem uma atenção maior e mais concentrada sua.
E esse sempre foi um dos maiores problemas pelos quais um vendedor passava: gastar tempo e esforços com um cliente que não está interessado, que não se encontra na etapa de convencimento ou negociação.
Com automação de marketing, todavia, isso é algo que pode ficar no passado. Suas abordagens serão muito mais assertivas.
Ferramentas para automação de marketing
Para concluir este artigo, vamos mostrar a você algumas ferramentas bem interessantes que você pode usar de forma paga e algumas até gratuitamente, para ajudar na automatização dos seus processos de marketing.
É importante frisar que não existe uma ferramenta que seja a melhor, todas possuem suas qualidades e defeitos. Algumas são mais completas que outras ou possuem objetivos diferentes. O ideal é que você teste ou busque a opinião de quem já usou. Veja a lista agora:
- RD Station: um dos mais utilizados no mercado, uma solução quase completa;
- Leadlovers: bastante indicado para quem quer vender especificamente na internet;
- MailChimp: excelente para quem quer investir em campanhas de e-mail marketing;
- Hubspot: Uma solução bem completa, focada principalmente na nutrição de conteúdo para potenciais clientes;
- Autopilot: Outra solução bem competente que, inclusive, atende até o Whatsapp;
- Active Campaing: Possui uma das interfaces mais simples, bom para iniciantes. Também consegui dizer o local onde a pessoa estava quando abriu um e-mail.
E certamente que existem muitas outras por aí, tão boas ou até melhores. Cabe a você se decidir por qual vale mais a pena.
Automatize o seu marketing hoje mesmo
Por fim, fica o recado final. Se você quer tirar melhor proveito dos seus investimentos em marketing, automatize seus processos o quanto antes. Dessa forma você conseguirá ver um aumento considerável na sua cartela de clientes e ver o seu negócio realmente crescer.
E aí? O que você achou deste conteúdo? Diga o que você achou nos comentários, vamos adorar saber a sua opinião!
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Roberval Lourenço