Tudo o que você precisa saber para resolver linguagem errada

Você já se perguntou se está usando a linguagem errada com o seu publico? Mas como resolver o uso de linguagem errada?

No marketing tanto tradicional quando no digital é usado uma linguagem própria, para que seus anúncios tenham mais efeito.

Para resolver a linguagem errada, é importante ter em mente que falar a mesma língua que seu publico influencia diretamente na relação entre a sua empresa e seus clientes.

Publico alvo

para resolver a linguagem errada de uma vez, o primeiro passo é saber com quem você está falando. Geralmente para definir um publico-alvo é utilizado como parâmetro:

  • idade
  • sexo
  • formação acadêmica
  • poder aquisitivo
  • classe social
  • localização
  • Hábitos de consumo

Mais um publico alvo vai muito além desses parâmetros, para definir o seu publico deve-se levar em consideração para quem o seu produto será melhor utilizado.

Para ajuda-ló a definir você deve-se se perguntar:

  • Quem são eles?
  • Quais são suas maiores dificuldades?
  • Onde eles encontram informações diariamente?
  • Como seu produto os ajuda?
  • O que chama atenção deles negativamente?
  • Em quem eles confiam?

Quem são eles?

Neste ponto você deve pensar quem são as pessoas que se identificam com a sua marca, ou seja, quem frequentimente estão comprando de você.

Indo para o meio digital, quem está sempre engajado com as suas publicações.

Em suma, você deve se perguntar quem são as pessoas que sempre estão apoiando meu trabalho.

Quais são suas maiores dificuldades?

Aqui você deve se perguntar o que seus clientes precisam e não o que você acha que eles precisam.

É o momento de perguntar aos clientes sobre suas experiencias anteriores e quais problemas seu produto resolveu.

Com essa informação ficara mais fácil compreender em quem você deve mirar para ofertar seu negocio.

Onde eles encontram informações diariamente?

Diariamente somos bombardeados com milhares de informações nos canais que você seguimos e acompanhamos, mas quando você mais precisa, onde você busca informações?

É essa pergunta que você deve se fazer a respeito de seus clientes. Onde eles estão? eles utilizam redes sociais? ele assistem mais tv ou radio? quem os influencia? entre outros

Como seu produto os ajuda?

Pense um pouco sobre seu produto e no problema do seu público-alvo. Qual benefício seu negocio oferece? Como ele soluciona o problema? O que seu negocio pode agregar?

Em meio a tanta concorrência você deve tentar encontrar o seu diferencial no nicho e sempre tentar melhorar seu produto oferecendo algo a mais que os outros não oferecem

O que chama atenção deles negativamente?

Conhecendo melhor seu publico você será capaz de entender o que os agrada e o que não. Isso é uma grande fonte de conhecimento pensando em anuncios.

Sabendo o que se deve evitar é possível criar anúncios mais direcionados e focados, assim a taxa de sucesso será maior.

Em quem eles confiam?

Essa pergunta pode ser traduzida para “quem eles seguem?” quando falamos em meio digital.

Mais uma vez estamos falando das referencias que seus clientes tem. Ou seja, quem eles confiam para que os indiquem produtos e serviços?

Fazer uma pesquisa sobre as influencias no seu ramo seria o começo, para depois um estudo de quem seus clientes mais acompanham, quem está vendendo para eles e o que?

Essas seis perguntas podem abrir seu caminho sobre seu publico e como conversar como ele. Vale lembrar também a diferença de Publico alvo e persona.

Publico Alvo x Persona

Persona

No marketing, a persona é um um perfil de consumidor que seria seu cliente ideal.

Ou seja, é um cliente fictício com características do seus clientes reais, que pode se interessar pelo que você tem a oferecer, pois tem tudo a ver com sua marca.

Para a criação da persona, vai além de dados pessoais, ampliando as perguntas para:

  • Características pessoais
  • Poder aquisitivo
  • Estilo de vida
  • Interesses
  • Engajamento nas redes
  • Informações profissionais

A principal diferença entre persona e publico alvo, é que a persona é criada por você, como base do tipo de cliente que você deseja alcançar.

Já o publico alvo são clientes rais que você pretende atingir com as estrategias de marketing

Entendendo seu publico e sabendo quem eles são, onde estão, a forma de se comunicar com eles se torna clara.

Lembrando que a sua forma de se comunicar com o seu clientes sempre será unica, afinal todos nós temos aquilo que nós torna únicos e diferentes da concorrencia.

Gostou do texto? Leia também:

Checklist: Como fazer ofertas personalizadas

Conta aqui nos comentarios o que você achou e você, já teve algum problema de comunicação?

Posts recentes
Ferramentas para o marketing digital

Como utilizar as melhores ferramentas disponíveis para obter resultados otimizados em marketing digital?

Atualmente existem inúmeras ferramentas gratuitas ou pagas disponíveis na internet que podem te ajudar na …

O maior obstaculo para a Autoridade

O maior obstáculo na criação de autoridade que todo empresário enfrenta

Veja nesse post quais são os maiores osbstáculos para se tornar uma autoridade no mercado. …

Perda de reputação digital

Perda de reputação digital: como evitar?

A reputação digital não é muito diferente da reputação que nós conhecemos como advinda do …

Faça pesquisa gastando pouco

Como fazer pesquisa para marketing digital gastando pouco dinheiro

Investir em pesquisa de marketing é um grande passo para avaliar suas estratégias adotadas, porem, …

Como lidar com reclamações

Quais são as coisas que você gostaria de saber quando começou a lidar com as reclamações dos seus clientes?

Uma das partes fundamentais de se gerir um negócio é o relacionamento com clientes e …

3 dicas para ter autoridade

3 dicas que todos deveriam saber para fazer o seu negócio se tornar uma autoridade

Online uma empresa respeitada é aquela que apresenta autoridade sobre o seu nicho, pensando sobre …

maketing digital tendência

4 tendências em marketing digital que você deveria ficar de olho

O marketing digital é uma área em constante evolução e tendências. A tecnologia empregada na …

Conquistar a confiança do cliente

O que você gostaria de saber a respeito de conquistar a confiança dos clientes quando começou seu negócio?

Veja nesse poste como você pode conquistar a confiança do seu cliente em pequenos passos. …

Autoridade no seu nicho

Como usar as melhores ferramentas para fazer a sua empresa se tornar uma autoridade no nicho dela

Todos os empresários querem que o seu empreendimento seja considerado uma autoridade no nicho em …

Conquistar autoridade

O que você precisa saber para conquistar autoridade no seu nicho de mercado

Confiança é a base de toda relação. Seja uma relação de amizade, amorosa ou profissional. …

Especialista no nicho de mercado

Porque você deveria ser um especialista no seu nicho de mercado

Existe uma grande diferença entre quem consegue vender muitos produtos ou serviços e quem apenas …

6 dicas arrasadoras de marketing digital para empresários

Veja nesse poste 6 dicas para o seu marketing digital e como ele pode melhorar …

© 2017-2020 Dobra 7 Digital Marketing  – CNPJ 34.090.519/0001-20. Todos os direitos reservados.