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Porque você deveria ser um especialista no seu nicho de mercado

Especialista no nicho de mercado

Existe uma grande diferença entre quem consegue vender muitos produtos ou serviços e quem apenas investe irresponsavelmente em campanhas de marketing que não levam a lugar nenhum e não trazem nenhum cliente novo ou garante qualquer venda.

Essa diferença pode ser encontrada em uma série de atitudes que o empresário toma. Primeiramente, é necessário conhecer o seu público-alvo para saber para quem você deve direcionar as propagandas e ações de marketing que você cria e impulsiona.

Depois, você também precisa ter um bom conhecimento de marketing digital e principalmente das técnicas de SEO, para tornar o seu conteúdo o mais agradável possível para o google ranquea-lo com bastante destaque nas pesquisas.

Porém, há outro ponto que pode ser considerado até mais importante que conhecer o seu público-alvo e entender as técnicas para a otimização do ranqueamento.

Estamos falando de entender bem o seu próprio negócio e o seu ramo.
E isso é o que separa os grandes empresários de quem só quer ganhar dinheiro de maneira rápida e fácil sem no entanto agregar nada para sua comunidade.

Conhecimento e confiança

Imagine a seguinte situação: você quer jantar em um restaurante bem legal com a sua namorada (o).

Você vê que existem diversas opções pela cidade. Levando em consideração que você nunca foi em nenhuma dessas opções, você precisa escolher alguma então baseada em algum critério.

Você então vai na internet e procurar reviews (resenhas) a respeito do que as pessoas acharam individualmente de cada um desses restaurantes.

Agora fica a pergunta: se você visse as pessoas falando mal de um determinado restaurante, da sua comida, da falta de higiene ou da demora no atendimento, você se sentiria com vontade de comer lá?

Se a sua resposta foi logicamente não, é mais ou menos assim que funciona com qualquer ramo de negócio, guardadas as devidas diferenças.

Resumindo: as pessoas não irão comprar ou adquirir serviços de empreendimentos que não trespassem confiança a elas. Essa é uma conclusão comum e não é nenhuma novidade.

Muito antes da internet as pessoas já agiam dessa forma, a diferença é que agora vivemos em um tempo em que as opiniões das pessoas estão mais públicas do que nunca.

Um estabelecimento ruim dificilmente sobreviverá a esses novos tempos tão críticos.

Agora que você entendeu que para prosperar, o seu empreendimento necessita de uma boa reputação, vamos entrar um pouco mais a fundo na questão de como entender muito sobre o seu ramo, ou seja, ser um especialista, contribui inestimavelmente para fazer de você uma autoridade e, consequentemente virar a primeira opção das pessoas que procuram por serviços ou produtos como os seus.

Seja a melhor opção disponível

Todo especialista entende profundamente como funciona as engrenagens daquilo que ele faz e justamente por isso ele é capaz de fazer isso de trás pra frente, com os olhos vendados, confiante de que ainda assim vai fazer tudo certo.

Claro que você nunca vai saber absolutamente tudo porque isso é impossível. Mas você precisa entender mais do que a maioria, de preferência tanto quanto os seus concorrentes ou quiçá mais.

A autoridade, por sua vez começa a ser gerada quando as pessoas percebem que o seu conhecimento daquele assunto é incontestável.

Uma vez que elas compreendem que não tem ninguém que sabe mais do que você sobre isso, as pessoas naturalmente se sentirão compelidas a comprarem os seus produtos ou adquirirem os seus serviços.

A grande questão que fica é: como mostrar pras pessoas que você é um especialista?

Especialista no nicho de mercado

Crie um blog e faça conteúdo útil

A forma mais acertada de se tornar um especialista, é começar a empregar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Caso você não saiba o que isso significa, vale uma breve explicação: o marketing de conteúdo consiste em criar conteúdo gratuito, compartilhando o seu conhecimento de forma escrita, auditiva ou visual.

O conteúdo precisa ser capaz de agregar algo de positivo e útil na vida das pessoas.

Claro que esse conteúdo criado tem que de algum forma ser relacionado com o seu ramo de negócio, caso contrário você não obterá resultado nenhum.

Em se tratando da internet, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar de forma bastante competente nessa empreitada, são elas:

Blog: uma página na internet específica para postar conteúdos escritos. É possível fazer uma gratuitamente no www.wordpress.com ou no www.blogspot.com
O podcast: conteúdo informativo e útil, tal como o blog, porém inteiramente em áudio. Ideal para ser ouvido enquanto se executa outras atividades. Pode ser armazenado em várias plataformas, desde o youtube, o soundcloud e até o spotify.
O youtube: o youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo. Conteúdos informativos em vídeo necessariamente precisam ser postados lá em um canal própria da sua empresa.

É importante ressaltar que a maioria das estratégias de marketing de conteúdo foca primariamente na criação de conteúdo para blogs, ou seja, um conteúdo escrito, precisamente por ser menos invasivo e poder ser apreciado de forma mais tranquila.

Criar e manter um blog sempre bem atualizado é a sua porta de entrada para novos clientes que talvez nem estivessem tão interessadas nas suas soluções, mas subitamente ficaram curiosos.

E para quem já é da área ou já é o seu cliente, isso irá reforçar neles ainda mais o sentimento de que você é alguém que pode ser confiado.

Afinal de contas, você entende tanto do assunto que saí despejando conhecimento gratuito despretensiosamente pela internet sem preocupação nenhuma.

Essa estratégia de criação de conteúdo é mais eficiente quando acompanhada de um esquema de funil de vendas.

Funil de vendas

O funil de vendas é uma forma de organizar o conteúdo da seguinte forma:

● Aprendizado e descoberta: um conteúdo mais abrangente, que não fala especificamente da sua marca ou empresa. Geralmente dicas ou uma informação que a própria pessoa pode aplicar.
● Consideração: um conteúdo um pouco mais específico com possui o mesmo objetivo da etapa anterior, porém com uma informação bem mais específica e nichada.
● Decisão: um conteúdo voltado para a conversão do cliente para a aquisição do seu serviço ou produto.

É uma maneira inteligente e eficiente tanto de chamar a atenção das pessoas com o conhecimento que você tem, como de filtrar clientes de apenas curiosos.

Algo que precisa ser destacado: todo conteúdo que você cria tem que ser obrigatoriamente original, não pode ser copiado de lugar nenhum e tem que ser bem escrito e otimizado para os motores de busca.

O especialista vende mais

Ser um especialista irá garantir muito mais vendas dos seus produtos ou serviços porque as pessoas verão você como uma referência e confiarão nas suas soluções.

E isso por si só já é razão o suficiente para você incrementar o conhecimento que você tem sobre o seu
negócio e o mercado.

Contudo, isso não é algo que você pode conseguir da noite pro dia. É uma estratégia que tem que ser implantada gradativa e constantemente. Uma vez que você iniciada você não pode parar mais.

Continue com a gente, leia também:

O que você precisa saber para conquistar autoridade no seu nicho de mercado

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