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O que eu gostaria de saber sobre público-alvo e ninguém nunca me falou

Você sabe quem é seu público-alvo? Hoje, trazemos para você tudo que você precisa saber sobre público-alvo e qual a sua importância para a sua empresa.

Definição de Publico alvo

Segundo o dicionário, público-alvo é definido por

“segmento da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual se dirige uma mensagem ou um conjunto de mensagens.”

Porém publico-alvo vai muito além dessa definição em marketig.

Quando falamos de publico alvo estamos falando sobre um determina grupo de pessoas que queremos atingir, com isso criando campanhas especificas para o publico em questão.

O publico escolhido pode ser diverso portanto é preciso saber como definir o melhor publico para o seu produto ou serviço.

Digamos que você queira vender um canete importada de ponta fina, o seu publico provavelmente não será estudantes e sim entusiastas de artigos de papelaria.

Como definir seu publico- alvo

Podemos separar em 4 passos simples a definição de um publico, começando com:

1. Fatores que influenciam

Para criar um publico-alvo, os fatores mais utilizados são:

  • Gênero
  • Faixa etária
  • Escolaridade
  • Faixa de renda
  • Classe social
  • Localização
  • Hábitos de consumo

Em negócios mais abrangentes, o publico pode ser formato por mais fatores que sejam relevantes para o nicho.

2. Quais as suas vantagens?

Identifique seu diferencial, o que faz as pessoas comprarem de você? Separamos algumas perguntas que pode te ajudar a responder

  • Qual o problema que seu produto ou serviço resolve?
  • Que tipos de pessoas costumam ter o problema identificado acima?
  • Em que situações o produto/serviço é utilizado?

Fazendo essas perguntas, será fácil identificar suas vantagens em relação a concorrência, também será entender melhor o seu serviço/produto.

3. Quem são?

Nesse momento é a hora de pesquisa. Entender quem são seus clientes agora. Quando desses clientes voltam? Porque eles voltam? Quantos voltam? etc.

Faça uma pesquisa aprofundada sobre o seu publico, para conseguir dados sobre o perfil de publico que você mais está atingido.

Isto ajudará também a identificar se já existe uma parcela de publico-alvo em seus clientes.

4. Construção

O processo de construção de publico-alvo, começa na criação da sua Persona, ou seja a criança do perfil do seu cliente ideal baseado em suas pesquisas em seus clientes.

Logo após é a hora de entender o que esse publico consome, onde eles compram, quem os influenciam, entre outros.

Tendo todos os dados necessários é hora de investir em anúncios personalizados para esse publico, uma boa estrategia de marketing para esse momento é utilizar a oferta personalizada.

Como atrair seu publico-alvo

Depois de definido o seu publico, está na hora de atrai-los para você. Tanto no marketing tradicional, quanto no marketing digital o funil de vendas é o método para alcançar as pessoas.

O funil é dividido em 4 partes

  • topo
  • meio
  • meio
  • fundo

Topo do funil – Aprendizado e descoberta

O topo do funil é conhecido como o momento de reconhecimento de um problema, ou seja, é nesse momento que o consumidor percebe que tem um problema.

Meio 1 – Reconhecimento do problema

Nessa etapa o leitor reconheceu seu problema, ele já consegue identificar que é preciso buscar uma solução

Meio 2 – Consideração de solução

Já aqui, a pessoas está procurando pela solução mais benéfica a ele e que resolvera seu problema da forma mais eficiente. É importante mostrar o leque de opções a ela.

Fundo do Funil – Decisão de Compra

Quando chegamos aqui, significa que a pessoa está pronta para comprar e pronta para escolher a melhor solução. Caso, as outras etapas sejam feitas corretamente, provavelmente o leitor escolherá a você como a solução mais eficaz.

O conteúdo publicado em cada etapa do funil contém matérias diferentes e estruturas diferentes, pensando de forma simples, o funil começa abrangente e vai se tornando mais especifico conforme se desce.

Com essas dicas, é mais fácil entender seu publico ideal e como atrai-lo, gostaria de saber mais sobre o assunto? Leia também:

5 cuidados que sua empresa deve ter ao escolher o Publico- alvo

E nós conte aqui nos comentários o que achou do texto. Ele te ajudou?

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