Identidade visual

Todas as coisas possuem características físicas e psicológicas que as definem. Ter uma identidade bem estabelecida é essencial para tudo, inclusive com relação a marcas e empreendimentos por completo.

A autoridade de uma identidade visual bem produzida deve ser observada com primazia na estratégia de marketing, seja em qual for o negócio. No fim das contas, como ter reconhecido sem uma imagem? Quando a tática é bem aprimorada, mais descomplicado é o meio de sedução e conversão por parte dos clientes.

Quando a identidade visual é insuficiente ou mal planejada, nenhum público dará o valor apropriado ao seu negócio. Tendo isso em vista vamos explicar, a seguir, as características de uma identidade visual estruturada, bem como sua importância. Continue a leitura do artigo.

Identidade Visual: a imagem intrínseca à empresa.

Identidade visual é o grupo de elementos formais que traduz de forma visual e metodizada, um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. Essa associação de elementos tem por essência uma logomarca agregada a um logotipo.

A logomarca integra a identidade visual. É um símbolo cognoscível, uma representação alegórica em conexão a um conjunto de cores. Ela retrata a “personalidade” da empresa. Já o logotipo é uma reprodução gráfica de uma marca ou empresa. Ele é constituído por um ícone, feito em design gráfico e por meio de tipografia (texto).

Destarte, a identidade visual refere-se, exclusivamente, a uma representação gráfica da identidade corporativa, aliado aos princípios e valores da empresa.

Dobra 7 - Identidade visual

Criação de uma identidade visual

Qualquer marca deve priorizar pela visibilidade, não somente para vender seus produtos, mas também pelo motivo de que ser parâmetro em um determinado conceito e fazer parte do cotidiano das pessoas é algo muito importante.

O fato das pessoas sentirem-se seduzidas por uma empresa se dá, na maioria das vezes, por conta da identidade visual. Na elaboração de uma identidade visual, a função primordial é determinar uma ideia conveniente à reprodução da marca, definindo a personalidade da empresa em um símbolo.

Diversos aspectos estão compreendidos na estrutura da criação, sendo
evidenciados:

● A cultura da empresa;
● O seu posicionamento no mercado;
● A imagem diante do público;
● Objetivos;
● Foco;
● Missão.

Logo após a sua criação, a identidade visual passa a ser o alicerce, o suporte da imagem do negócio por completo. Toda credibilidade, confiança e respeito que uma empresa, produto ou serviço buscam adquirir, estão associados, de forma direta, ao seu visual inovador.

A influência da logomarca em uma empresa ou negócio

O impacto que a logomarca causa frente à concorrência e ao público consumidor deve-se a fusão da criação com as características intrínsecas ao negócio. E para que essa união seja permanente, há preceitos que devem ser seguidos.

Uma indagação muito importante é entender que marca não é sinônimo de logomarca. Logomarca é a reprodução gráfica de um negócio, enquanto a marca, para além da identidade visual, abrange uma série de elementos voláteis como:

● Posicionamento e reputação do negócio;
● Visão: como o negócio é conceituado pelos clientes;
● A concepção de valor do produto ou serviço ofertado;
● Relação com o consumidor: atendimento e pós-venda.

Importância e benefícios de se ter uma identidade visual

Toda empresa tem uma história para contar desde sua criação até os produtos que a mesma oferece. Para relatar sua história e fazer-se notada, é necessário implantar a identidade visual de sua marca, uma vez que a imagem que disseminam também é enxergada como uma medida de seu sucesso.

Estes são os impactos positivos promovidos por uma identidade visual consistente:

Reconhecimento: à proporção que a identidade visual de sua marca está sendo disseminada no decorrer do tempo, ela será cada vez mais
reconhecida;

Posicionamento: símbolos, valores, cultura, projetos, tudo isso contribui para impulsionar e proporcionar futuras evoluções em seu negócio;

Vínculo: sob a óptica dos clientes, uma identidade forte promove a sensação de pertencimento e confiabilidade;

Permanência: administrar a sua identidade visual viabiliza uma resposta eficiente às transformações no ambiente de negócios, assegurando sua permanência no mercado mesmo em tempos desfavoráveis;

Rentabilidade: uma identidade visual bem planejada pode fazer com que você economize muito, uma vez que há necessidade de refazer gráficos de modo caso você possua uma marca bem estabelecida e consolidada.

A importância de possuir uma logomarca

Uma logomarca participa da construção visual de uma empresa, fazendo-se influente na consolidação do relacionamento entre a instituição e o cliente. Ter uma logo relacionada ao seu segmento de negócio é indispensável para a estabilização da empresa no mercado, sobretudo por meio da internet.

Deve-se atentar que, para uma logomarca executar bem a sua função, é preciso haver um bom planejamento e estudo de mercado para construção da mesma.

Ter uma logomarca retrata a adoção de uma identidade. Consequentemente, se ela for compreensível e sólida encaminhará confiança ao público.

O porquê de se ter a mesma logomarca em todas as plataformas

Dobra 7 - Identidade visual

Logotipos são fundamentais para a identificação de uma empresa, para a representação dos valores de uma marca e para a fixação de conceitos na memória do público.

Para isso, deve-se certificar que o usuário não tenha dificuldades na compreensão. Afinal de contas, de nada vale ter um logo deslumbrante se ele peca em predicados ou não alcança o reconhecimento dos consumidores quando divulgado em plataformas diferentes.

Consequentemente, o mais importante é utilizar a identificação de forma harmoniosa através de todas as suas aplicações. Isso quer dizer que identidade visual deve estar presente uniformemente em todos os espaços onde mais houver representatividade e interação com o público-alvo.

Em suma, a identidade visual é uma parte primordial da empresa. Encontrando-se concisa e bem definida, ela contribui para que a marca cresça cada vez mais, obtendo todos os benefícios possíveis. A mesma é um item crucial que deve estar equiparado em todas as esferas da instituição.

Agora que você já compreende a pertinência da identidade visual para o êxito do seu negócio, por que não começar a elaborar uma e pô-la em prática?

Agora que você já compreende a pertinência da identidade visual para o êxito do seu negócio, por que não começar a elaborar uma e pô-la em prática?

VEJA TAMBÉM

Tudo Sobre salvos e compartilhados

No instagram as ferramentas salvos e compartilhados tem se tornamo o queridinho do algorítimo. Pensando nisso, trouxemos para vocês tudo que você precisa saber sobre salvos e compartilhados e como…

Tudo que você precisa saber sobre engajamento

Engajamento é a palavra chave quando falamos sobre marketing nas redes sociais. Pensando nisso, separamos tudo que você precisa saber sobre o engajamento da sua empresa! Antes de mais nada,…

O que você não sabia sobre Nicho De Mercado

nicho de mercado não é uma novidade, porém falar sobre nicho de mercado é uma conversa extensa de se ter. Pensando nisso separamos algumas das dicas essenciais que acabam sendo…

O guia completo da Segmentação de publico

A segmentação de publico está presente em todos os aspectos quando falamos de mercado e publico alvo. Trazemos hoje uma analise mais completa do que a segmentação de mercado pode…

Marketing digital: 3 Dicas matadoras

O marketing digital está em alta, afinal se trata do marketing em um meio virtual, pensando sobre isso separamos algumas dicas matadoras para você não errar online. A importância das…

Marketing digital na das redes sociais

Atualmente, as redes sociais se mostram um importante canal de relacionamento e conquista de autoridade. Por que as redes sociais A princípio com o avanço da telefonia celular e da…

Como obter sucesso com Segmentação de publico

A segmentação de mercado é uma grande aliada das vendas, se aplicada corretamente, tando nas estrategias de marketing tradicional quando no marketing digital. Alguns estrategias e campanhas de marketing tem…