A segmentação de publico é uma grande aliada das vendas, se aplicada corretamente, o sucesso da segmentação de publico é garantido, tanto nas estratégias de marketing tradicional quando no marketing digital.
Para se obter sucesso usando a segmentação de publico é importante lembrar algumas estratégias e campanhas de marketing que tem como a base a segmentação, ou seja, são ações especificas para um publico especifico.
Vale lembrar qual é o processo para efetuar a segmentação.
Como segmentar:
Pesquisas preliminares: conheça melhor seus clientes fazendo algumas perguntas iniciais e abertas.
Como segmentar seu mercado: decida quais critérios (dados demográficos/dados corporativos, psicográficos ou comportamentais) você deseja utilizar para segmentar seu público-alvo.
Projete seu estudo: faça uma mistura de questões unindo todas as segmentações. Certifique-se de fazer suas perguntas de qualidade de informação.
Crie seus segmentos de clientes: analise suas respostas manualmente ou com software estatístico para criar seus segmentos.
Teste e repita: avalie seus segmentos garantindo que eles sejam usáveis e úteis. Se não estiverem, tente segmentar com base em outros critérios.
A segmentação também está presente na forma de escolher seu conteúdo, com o seu publico-alvo definido a escolha de conteúdo certo será mais eficaz, abrindo a possibilidade de aplicar a segmentação macro.
Segmentação Macro
A segmentação macro nada mais é do que recursos comuns para atingir seu cliente na forma de conteúdo que ele escolher consumir, Como por exemplo:
Mobile: trabalhar em seu site, para que ele tenha a forma responsiva, atingindo seu publico que prefere ou optam pelo acesso ao site pelo celular. Assim, esse público pode consumir seu conteúdo no formato adequado.
Ascensão do áudio: para o segmento de seu publico que está interessado no seu conteúdo de texto, porém não tem a disposição ou o tempo para ler. Através das análises de segmentação comportamental, você pode identificar essa necessidade de ter uma plataforma de áudio aliada ao seu conteúdo ou não.
Quiz: Para o seu publico que prefere um conteúdo mais interativo e lúdico. Geralmente usado por marcas que promovem jogos, aplicativos, ou entretenimento de um modo geral.
Leia também: Um dos recursos mais utilizados, principalmente em conteúdos de texto, utilizado para manter o publico por mais tempo no site para que assim ele conheça sua empresa.
Utilizar a segmentação macro é um recurso comum no marketing, utilizado principalmente para reduzir custos e aumentar a taxa de conversão.
Também permite que a segmentação de publico seja mais profunda, criando ramificações em seu nicho de mercado.
Conteúdo personalizado
Talvez uma das estrategias mais conhecidas, receber conteúdos ou anúncios personalizados é uma das estrategias de marketing que mais utiliza a segmentação.
Hoje em dia, seus dados de pesquisas são utilizados para lhe indicar produtos ou serviços, isso já é uma ação de conteúdo personalizado.
Pensando em um cenário menor, o conteúdo personalizado, pode ser feito a partir de e-mail marketing. Técnicas de ofertas personalizadas também são eficazes.
Gostou do tema, leia também:
4 Razões Para Começar A Usar Marketing Digital o Quanto Antes
Conta aqui em baixo nos comentários suas experiencias com segmentação de mercado!