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O que é e-commerce

Outrora, comprar através de internet era considerado arriscado devido a
inconvenientes e falhas de segurança. Entretanto, com a evolução da segurança eletrônica, compras on-line estão crescendo progressivamente e na atualidade, quase tudo pode ser obtido por meio da internet.

Todavia, este tipo de comércio exige fundamentos baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos, juntamente com todo o suporte para negócios eficientes, como pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda, transação financeira.

Para sanar todas as suas dívidas acerca do e-commerce, preparamos um conteúdo nítido e completo, explicando o que é e como você pode atuar nesse ramo. Confira!

Tudo o que precisa saber sobre E-commerce

O termo E-commerce é uma abreviação de Electronic commerce, ou “comércio eletrônico”. Ele se refere às transações comerciais efetuadas on-line.

A partir da seleção do produto pelo cliente, até à efetuação do pedido, o processo deve ser feito, inteiramente, através de meios digitais. Nesse modelo de comércio, a única etapa fora do mundo virtual é a da logística de entrega das encomendas aos compradores.

O E-commerce fundamenta-se, principalmente, na divulgação e promoção de seus produtos ou serviços por meio do marketing digital.

O mesmo tem sido cada vez mais priorizado pelos brasileiros que procuram a praticidade e comodidade de poder comprar na hora que desejarem com base na análise de preços e produtos.

Para que serve o e-commerce?

Da mesma forma que uma loja ou shopping, um e-commerce serve para vender produtos ou ofertar serviços aos clientes.

Sob a perspectiva do vendedor, o e-commerce viabiliza o estabelecimento de um negócio com investimentos significativamente inferiores aos que demandaria uma loja física.

Ademais, há mais maleabilidade para lidar com sua empresa, já que você pode trabalhar no local e horário mais oportuno.

Na visão do consumidor, a compra pela internet estabelece um método mais simplificado, visto que é possível adquirir qualquer tipo de produto onde quer que você esteja.

Além do mais, o comércio digital propicia que as vendas efetuem-se a qualquer horário, sem a necessidade de vendedores recepcionando o consumidor em seu e-commerce, tornando o processo de compra mais funcional para ambos.

De que modo o E-commerce opera?

O E-commerce direciona o cliente a realizar alguns estágios. Primeiramente, o consumidor chega à sua loja virtual e seleciona o produto. Logo após, ele dispõe esse item no carrinho e segue para a página em que efetua o pedido.

No momento em que se conclui a compra, o consumidor preenche seus dados, como e-mail e CEP, a fim de que o valor do frete seja determinado.

Como seguimento, ele encaminha-se para o pagamento. Nessa etapa, ele seleciona uma entre as formas disponibilizadas, as quais podem incluir cartão de crédito ou débito, boleto ou até mesmo transferência bancária.

Posteriormente a aprovação do pagamento, o lojista envia a compra até o cliente, através dos Correios ou de uma transportadora.

Como montar um E-commerce de sucesso?

Com o intuito de que esse processo seja cumprido com êxito, é necessário que o comerciante esteja atento às questões abaixo:

Faça um bom planejamento do seu projeto

Um projeto de e-commerce não é apenas o ato de abrir uma loja virtual. Você deve avaliar minuciosamente o mercado em que vai entrar e esboçar tudo no papel a fim de se fazer um planejamento preciso da sua idealização.

Realize uma programação para a concretização das etapas do projeto com data e valor a ser aplicado. Delinear o cenário em que você deseja que o mesmo se desenvolva também é extremamente interessante.

Selecione e avalie cautelosamente o segmento em que irá atuar

A escolha mais acertada para quem almeja abrir um E-commerce que dê bons resultados é priorizar um nicho de mercado.

Concentre-se em um público-alvo específico, assim suas chances de sucesso serão muito maiores.

A probabilidade de se obter êxito no comércio eletrônico, atualmente, está relacionada à escolha de um nicho de mercado favorável, uma vez que alguns segmentos estão lotados e contam com empresas de grande porte.

Examine opções para formas de pagamento em seu e-commerce

O mercado, nos dias de hoje, disponibiliza inúmeras soluções para formas de pagamento on-line serem estabelecidas. É fator crucial que seus clientes tenham plena confiança na hora de efetuarem pagamentos em sua loja virtual.

Com a finalidade de aliar segurança e praticidade, os empreendedores que querem investir nesse negócio e obter um resultado satisfatório, optam por intermediadores de pagamento, como o PagSeguro, por exemplo.

Defina sua estratégia de marketing digital

No momento atual, é importante dispor de um planejamento bem preciso acerca das ações de marketing digital que você irá introduzir em seu e-commerce.

Este é um aspecto da sua loja virtual que deve ser pensado logo a princípio, pois abrange até mesmo a determinação da plataforma de e-commerce que você irá adotar.

Fazer uma boa estratégia de marketing digital para a sua loja e garantir sempre um monitoramento rígido sobre os resultados de cada ação fará com que os retornos possuam a eficácia esperada.

Monitore todas as suas atividades online

Uma das grandes vantagens do mundo virtual é que tudo o que acontece pode ser monitorado precisamente.

Todo o tráfego e comportamento dos clientes de um e-commerce pode ser conferido e detalhado para que você possa averiguar o que está ocorrendo no seu negócio e usar esses dados em decisões futuras.

Estruture um bom sistema de logística

Caso você vá montar um e-commerce, lembre-se de tomar todo o cuidado possível com a logística. Um dos erros mais comuns no comércio eletrônico é, exatamente, contratempos em relação à entrega dos produtos vendidos.

Grande parte das reclamações acerca de compras efetuadas em lojas virtuais são relacionadas a falhas no prazo de entrega.

Esteja atento em ter uma estrutura que consiga assegurar que os produtos vendidos em seu site serão recebidos dentro do prazo estipulado em sua política de entregas.

Mantenha-se atualizado

O comércio eletrônico está em constante transformação e evolução. Por conta disso, permaneça sempre atualizado com as novas tendências e tecnologias.

Assine feeds de notícias e newsletters de sites especializados no assunto, compre revistas específicas enfim, procure sempre inovar.

Este artigo foi útil a você? Caso a resposta seja sim, mantenha-se antenado ao nosso blog a fim de obter mais materiais pertinentes sobre o assunto.

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