Persona: Por que criar uma?

Muitos empreendimentos acabam pecando pela falta de foco. Mas o que isso quer dizer? Entenda, não estamos necessariamente falando sobre oferecer produtos diferentes demais ou serviços muitos variados. Isso até pode ser um problema em alguns casos, porém não é disso que estamos falando. Afinal de contas, se fosse assim, não existiriam hipermercados que vendem de tudo, não é?

A intenção ao mencionar a falta de foco é para falar a respeito de empresas que não sabem muito bem qual é o seu público-alvo e, principalmente, que não possuem uma estratégia de marketing baseada em uma persona que elas tenham criado. O fato é esse: marketing feito sob égide de uma persona consegue obter o dobro de resultados.

No entanto, talvez você ainda queira mais motivos para investir na criação de uma persona, não é? Então continue acompanhando este artigo para entender tudo que você precisa saber sobre personas e conseguir criar uma para a sua empresa ou negócio.

O que é uma persona?

Antes de mais nada, você precisa saber o que é uma persona. E a primeira coisa que você precisa compreender é que persona é diferente de “público-alvo”. Claro que uma boa persona é baseada em informações retiradas da definição do seu público-alvo, no entanto, a persona é um afunilamento.

Podemos dizer que o público-alvo é a visão macro das pessoas que teriam potencial de gastar dinheiro com o seu negócio e a persona é a visão micro. Enquanto o público-alvo fala a respeito de faixa etária, sexualidade, renda familiar, posição geográfica e etc, a persona diz respeito a nomes, histórias e motivações.

Resumidamente, uma persona é literalmente o perfil de uma pessoa que poderia se identificar com a sua marca, produto, serviço ou solução em geral. É uma construção de uma pessoa real com pontos positivos e negativos, com erros e virtudes.

Como obter informações para uma persona?

As informações que são utilizadas podem ser adquiridas de diversas fontes. A primeira é claro, são os dados adquiridos pelas pesquisas para entender o público-alvo.

Depois, é perfeitamente normal que sejam conduzidas entrevistas com os clientes da sua marca, com pessoas que consideram adquirir as suas soluções e até por pessoas que conhecem o seu empreendimento, mas optaram pelo concorrente.

Um bom perfil é aquele que junta todas essas informações e transforma em um modelo de cliente ideal com todas as características que você esperaria do perfil de uma pessoa real. E justamente por isso, também, que o nome é fundamental.

Os benefícios:

Persona é um conceito relativamente recente do marketing, datado de meados dos anos 80. Sua utilização, no entanto, só vem se tornando cada vez mais profícua depois que a internet se popularizou e as empresas começaram a investir em marketing de conteúdo.

E esse fenômeno vem acontecendo porque investir na criação de uma persona e em uma estratégia de marketing de conteúdo é muito mais financeiramente viável do que investir em ferramentas de marketing tradicional como propagandas em televisão, rádio e jornais.

A verdade é que hoje em dia qualquer empresa pequena consegue investir em marketing, basta apenas ter um site e um blog para postar os conteúdos que você cria.

E é justamente durante a parte de criação de conteúdo que podemos observar a grande importância que o conceito de persona possui.

A verdade é que, quanto mais direcionado for o conteúdo criado para atender as especificações, maiores serão os retornos adquiridos. Ou seja: mais clientes irão ser atraídos para a sua empresa por meio dos seus conteúdos otimizados.

Ao passo que, criar um conteúdo desfocado de uma persona, ou baseado apenas nas informações sobre o público-alvo, pode não surtir um resultado tão satisfatório.

Crie conteúdos para a sua persona

Uma estratégia de marketing de conteúdo se baseia na utilização de um blog para veicular artigos que terão como objetivo ajudar as pessoas que chegarem até ele. Esses artigos, por sua vez, precisam ser escritos de forma que atendam um público específico.

Por exemplo, se a sua persona for baseada em um rapaz jovem na casa dos 20 anos, os conteúdos do seu blog precisam refletir isso. Os artigos não podem ser escritos se baseando em uma linguagem de gente mais velha, com exemplos de vivência que não fazem sentido para a juventude.

A persona é justamente esse funil que você terá a sua disposição para direcionar a sua estratégia de marketing para um perfil de cliente mais propenso a comprar de você ou se tornar o seu cliente.

É importante também mencionar que o conceito de persona também é comumente subdividido em duas categorias: buyer persona e user persona. Entenda a diferença delas a seguir.

Buyer vs User

User persona é literalmente o tipo de persona que não apenas utiliza os seus serviços, produtos, soluções ou consome seus conteúdos, mas que também gasta do próprio dinheiro para adquiri-los para si mesmo, sendo portanto também um ao mesmo tempo um buyer persona.

Já o buyer persona, por sua vez, não é necessariamente um user. Por mais que ele tenha sido convencido por você a adquirir as suas soluções, ele não necessariamente será a pessoa que irá usufruir delas. O buyer persona adquire produtos ou serviços para os outros.

Essa é a diferença entre esses dois tipos. E é justamente por isso que é tão importante que você conheça muito bem os seus produtos ou serviços para que você consiga identificar os diferentes tipos de pessoas que teriam potencial para consumi-los. Seja para uso pessoal ou para os outros.

Vamos construir uma persona?

Agora que você já tem informações o suficiente sobre o que é uma persona e o seu propósito, vamos mostrar agora um exemplo na prática de persona.

Pedro tem 24 anos, é paulistano e se formou em Administração ano passado, na USP. De espírito empreendedor, Pedro sonha em ser dono do própria negócio. Pedro quer abrir um restaurante de comida indiana na zona norte da capital paulista e, para atingir esse objetivo, ele precisa conseguir um empréstimo para financiar essa aventura.

Hoje Pedro mora em uma república universitária e foi efetivado na multinacional na qual ele estagiava. Sua renda mensal varia entre 3 e 4 mil reais por mês. Pedro está atrás de um banco que possa lhe oferecer condições de financiamento propícias, sem deixar é claro de estudar mais afundo a concorrência de restaurantes.

E então, entenderam como se faz uma persona? O que acharam desse artigo? Caso vocês tenham gostado não deixe de acompanhar o nosso blog para mais.

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