Como usar as melhores ferramentas para fazer a sua empresa se tornar uma autoridade no nicho dela

Autoridade no seu nicho

Todos os empresários querem que o seu empreendimento seja considerado uma autoridade no nicho em que ele atue. E os motivos disto são bem óbvios.

Se você é a autoridade, principalmente no seu nicho, exemplo no ramo de roupas, é em você que as pessoas irão primeiro pensar quando elas estiverem querendo ou precisando comprar roupas.

Você vai servir de parâmetro para comparação com a sua concorrência. E isso acontece porque a autoridade vem da confiança. As pessoas confiem em você, na sua marca, na sua empresa.

E isso significa que você é sempre a primeira opção delas. A questão, todavia, é a seguinte: como fazer para se tornar uma autoridade no seu nicho?

Como fazer para a sua empresa se tornar uma referência no mercado? Para ajudar a responder essas questões, resolvemos escrever este artigo explicando como você pode usar as ferramentas que a internet te disponibiliza para fazer a sua reputação crescer e você alcançar o famigerado posto de autoridade do seu nicho.

Autoridade no seu nicho

Instagram e Facebook

O instagram e o facebook são as redes sociais mais famosas do mundo atualmente, e isso significa que elas possuem um impacto bastante grande nas pessoas.

Quase todos estão lá, então é absolutamente imperioso que a sua empresa, marca ou você, esteja lá também para se comunicar com seus clientes e possíveis clientes.

Como ferramenta de marketing e geradora de autoridade, o facebook e o instagram servem como porta de entrada para a sua empresa.

Neles você deve fazer postagens bonitas e bem feitas, com um design engenhoso e as hashtags corretas. Essas redes sociais não servem para comprimir muitas informações. Utilize-as para:

● Reafirmar os valores da sua marca:
● Contar novidades aos seguidores
● Falar de promoções
● Gerar engajamento de forma descontraída, divertida e informativa.

Para se tirar um melhor proveito dessas redes sociais a sua linguagem tem que estar bem afiada.

Você tem que saber se no seu segmento faz sentido investir em uma comunicação mais descontraída ou se você deve ser mais sério e informativo.

Errar o tom pode gerar graves consequências de confiabilidade na sua marca.

Blog

Gerar conteúdo gratuito, relevante e útil tanto para o seu cliente quanto o seu possível cliente, ou como costuma se chamar, prospect. Essa é a função de um blog.

E a sua utilização é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital que vise fazer da sua empresa uma autoridade no nicho em que ela atua.

E isso acontece porque o blog é a ferramenta mais tradicional nesse meio. É claro que alguns cuidados precisam ser tomados para fazer uso de 100% das capacidades de um blog.

O primeiro e mais importante é manter a frequência das
postagens.

Se você quer ganhar seguidores, você precisa dar motivos para que as pessoas continuem vindo até você, e a melhor forma de fazer isso é com postagens assíduas.

Você não pode, é claro, interpretar isso como uma desculpa para fazer artigos com qualidade ruim e conteúdo que não possui nenhum propósito ou utilidade.

As postagens do seu blog precisam ser boas. Elas têm que apresentar um conteúdo útil, de forma esclarecedora e concisa.

Elas também tem que estar bem otimizadas quanto a sua formatação, para que os motores de busca, como o google, identifique um valor real nela e dê mais evidência.

Importante lembrar que todo conteúdo de um artigo de blog precisa ser original.

Evite copiar com as exatas mesmas palavras um determinado texto que você viu em outro lugar que você acha que pode ser relevante para você. Tenha capricho e esmero que o google irá te recompensar.

Youtube

Usar o youtube como ferramenta pode ser bastante proveitoso para a sua marca e a sua empresa.

Ele, assim como o blog, tem o propósito de gerar conteúdo relevante e útil para o seu público.

E o youtube, por se tratar exclusivamente de uma plataforma de vídeos, possui as suas vantagens e as suas desvantagens.

O fato é que as pessoas gostam de ver vídeos mais do que de lerem longos textos, contudo, nem sempre esse é o caso. Isso não é uma lei. Um bom vídeo para o youtube não pode jamais:

● Ser muito verborrágico
● Conter um conteúdo de qualidade duvidosa ou ruim
● Ter uma estética feia e um claro descuido com a qualidade visual

Se o vídeo apresentar esses problemas, as pessoas não irão prestar atenção nas coisas que você está falando e o encerrão imediatamente.

A comunicação por meio de vídeo deve ser bem planejada, bem executada e bem divulgada para o público correto.

E mais uma vez vale ressaltar: você precisa entender bem sobre qual é o seu público-alvo para não gastar tempo e dinheiro gravando vídeos que ou vão estar sendo divulgados para as pessoas erradas ou simplesmente não estarão trazendo resultados positivos para a imagem da sua marca.

E-mail marketing

E a última ferramenta a qual gostaríamos de falar a respeito é a ferramenta que talvez seja a mais menosprezada e subestimada por quem está começando com alguma estratégia para adquirir mais autoridade.

O e-mail publicitário ou e-mail marketing se preferir. O motivo disso se dá pelo fato de que existe muito preconceito com o e-mail atualmente.

Ninguém gosta de receber SPAMs ou mensagens indesejadas. O que é algo que acaba acontecendo com frequência, infelizmente. Mas é aí que mora o pulo do gato.

Mesmo que os e-mails estejam hoje com uma reputação ruim, as pessoas continuam checando eles. Alguns assuntos, inclusive, as pessoas tratam apenas por e-mail, pois este possui um aspecto mais formal.

Portanto, se você quer ser uma autoridade no seu segmento, você primeiro precisa de uma audiência, você precisa que as pessoas venham até você continuem a querer acompanhar o seu trabalho.

Pensando nesse objetivo, o e-mail marketing pode ajudar muito, lembrando a pessoa que é você que faz aquele conteúdo que ela gosta.

Vale frisar: você não deve mandar e-mails para qualquer empresas de forma não solicitada.

Os e-mails precisam ser uma resposta a visita que a pessoa fez ao seu site ou rede social. A sua lista de e-mails deve ser composta apenas de e-mails reais que você adquiriu de forma genuína por meio de contatos diretos ou indiretos, e nunca em hipótese alguma, comprados.

Qual a melhor ferramenta para começar?

Agora que você já conhece as principais ferramentas utilizadas para se adquirir autoridade, tudo que você precisa fazer é escolher uma e dar um pontapé na sua estratégia.

É claro que a melhor ferramenta para começar depende exclusivamente de entender qual é o seu tipo de negócio. Entretanto, de modo geral, dificilmente você irá errar com um blog.

A verdade é que praticamente todos os nichos podem se utilizar da criação de conteúdo para alavancarem suas vendas.

E existem muitas ramos que ainda hoje não utilizam essa estratégia. Será que não pode ser o caso de você ser o pioneiro?

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