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O que é call to action: entendendo tudo

Jovem fazendo careta e segurando um balanzinho de conversa

Sabe quando você está lendo um artigo em um blog ou mesmo até assistindo a um vídeo no youtube e, ao final o texto ou vídeo te pedem para fazer alguma coisa? Isso é um call to action. Traduzindo para o bom português, é a “chamada para ação”. 

Se não houver um call-to-action, as chances de você perder um cliente ou potencial cliente são muito maiores. E você não vai querer passar por isso, não é? Então continue neste artigo para entender tudo que você precisa saber sobre CTA (Call to action).

A definição de CTA (Call to action)

A chamada para ação, ou CTA, nada mais é do que algo que ao final de um conteúdo chame a atenção do leitor ou espectador para que ele faça algo em seguida. 

Essa ação que ele irá tomar, no entanto, depende muito do tipo de conteúdo e de como este conteúdo foi escrito. A persona, por exemplo, é algo que faz toda a diferença na criação de uma boa call-to-action.

Alguns exemplos bem comuns que podemos dar sobre call-to-action que é possível encontrar com bastante frequência por aí, são:

  • Adicione ao carrinho;
  • Compre agora;
  • Adicione a sua lista de desejos;
  • Leia mais;
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  • Compartilhe nas redes sociais;
  • Veja este outro artigo;
  • Continue acompanhando nosso blog.

E etc. Você percebe que todas essas chamadas são específicas e, na maioria das vezes realmente nos convencem a fazer o que elas estão pedindo? 

Agora, perceba que dissemos “a maioria das vezes”, e não todas as vezes. E é justamente aí que mora o desafio. 

Para uma CTA ser realmente eficiente, ela precisa estar em sintonia com conteúdo, caso contrário, ela irá soar como um pedido deselegante de alguém com quem você não tem intimidade.

Para que você entenda bem como fazer isso, vamos conversar um pouco sobre o conceito AIDA.

Homem segurando balão de fala para publicidade ou marketing contra um fundo azul

 A AIDA e o Call-to-Action 

A AIDA é um método que visa metodizar a forma como você deve abordar uma pessoa para que ela finalmente seja capaz de adquirir os seus produtos ou serviços. E você deve seguir suas etapas a risca para que a taxa de conversão seja otimizada.

Funciona da seguinte forma: sempre que um visitante inicia uma busca, seja na internet ou no mundo real, por um produto, serviço ou conteúdo, antes de ele finalmente se decidir e tomar uma ação, ele irá passar invariavelmente por cada uma dessas etapas que formam a AIDA.

  1. A, de atenção: ou seja, ele primeiro irá ver algo que o chame atenção por ser diferente, bonito e se destacar das outras coisas;
  2. I, de interesse: depois da atenção vem o interesse, nesse momento é necessário mostrar para ele que o que ele viu também possui um conteúdo útil;
  3. D, de desejo: com a atenção focada e as informações expostas, essa pessoa então começará a criar desejo por aquilo. Cabe a você estimular esse desejo com mais conteúdo de qualidade, informação e atenção.
  4. A, de ação: e por fim, vem a ação. Esse é o momento que ele compra um produto, adquire um serviço ou simplesmente continua para a próxima postagem do blog.

Interessante, não é? E isso é algo que o ser humano faz naturalmente, sem perceber. Nós nunca nos decidimos por fazer algo sem que antes tenhamos o nosso desejo estimulado. 

O papel de um bom marketeiro ou de quem cria conteúdo digital é justamente ser capaz de estimular esse desejo que nós podemos ter sobre absolutamente qualquer coisa, mesmo que não tenhamos ciência disso.

Agora, vamos estruturar um bom CTA.

Como fazer um CTA que funciona na prática?

Agora que você já entendeu o conceito, vamos passar para a prática. Criar um bom CTA requer conhecimento sobre o conteúdo que você está veiculando, sobre o produto que você quer vender ou o serviço que você quer oferecer. E é preciso ter algumas outras noções básicas de marketing digital também, vamos a elas.

5 joveens segurando balões de conversa

Crie uma persona para o seus clientes e potenciais clientes 

Para que um Call-to-action funcione realmente bem em uma estratégia de marketing você precisa saber para quem o seu conteúdo está sendo destinado, para quem ele tem maior propensão de convencer a fazer algo. 

E justamente por isso conhecer muito bem o seu produto ou serviço é fundamental.

Para fazer isso, você primeiro deve descobrir e definir muito bem quem é o seu público-alvo, pois é com estas informações mais ou menos que você então poderá criar as suas personas. 

E é baseando-se nas informações dessa persona que você irá criar os seus conteúdos e, por sua vez, implementar neles CTAs que sejam realmente eficientes e otimizem todo o processo de consumo de conteúdo que então levará a uma compra.

Saiba identificar o momento do cliente em sua jornada 

Um dos erros mais básicos cometidos por quem ainda não entendeu como usar CTAs corretamente é errar o momento do cliente. 

Em outras palavras, é como dizer para o cliente que ele deve adquirir os seus serviços quando ele ainda nem entendeu muito bem como eles funcionam.

Lembram-se do conceito da AIDA? É exatamente isso. Cada etapa pede um chamada de ação diferente, é a pessoa que deve se sentir segura o suficiente para mudar de etapa. E os seus CTAs precisam acompanhar isso.

Se o seu potencial cliente ainda está analisando o mercado, os seus produtos ou serviços e comparando com o concorrente, o que você deve fazer é mostrar pra ele, por meio de conteúdo útil que você é a melhor opção porque você é uma autoridade no assunto.

Depois que ele tiver entendido isso, mostre para ele quais são os seus benefícios e ai sim, por último, o instigue a adquirir as suas soluções.

Posicione muito bem o seu Call to Action ao longo do texto 

Essa é uma dica mais visual, porém que pode acabar atrapalhando várias estratégias de marketing. Sim, é fundamental que você saiba o local exato onde colocar os seus CTAs, que podem ser vários ao longo do texto, e o destaque que você deve dar a eles. Bom senso é sempre fundamental.

Analise os resultados do seu CTA

E por último, mas não menos importante, você precisa analisar os resultados que o seu Call-to-action está gerando. Muitas vezes, você até pode ter feito o CTA correto, porém, por uma série de motivos ele não está gerando tantos resultados.

Usar uma ferramenta como o google analytics pode te ajudar a entender melhor isso. Muitas vezes pode ser apenas questão de fazer uma pequena alteração para que os resultados sejam otimizados.

E aí, gostou desse artigo? Então continue nos acompanhando para receber mais conteúdo desse tipo!

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