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Etapas do funil de vendas: Entendendo o que é e como funciona

Vendedora, apresentação de marketing e finanças em quadro branco para reunião de negócios, planejamento de workshop

Se você trabalha na área de vendas, provavelmente já ouviu falar do termo “funil de vendas”. Mas, afinal, o que é o funil de vendas e como ele funciona? Neste artigo, vamos explicar o que é o funil de vendas e quais são as etapas que compõem esse processo.

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é uma representação visual do processo de vendas, que tem como objetivo acompanhar e organizar as etapas pelas quais o cliente passa até a efetivação da compra.

Esse processo é chamado de funil de vendas porque, assim como um funil, ele começa com um grande número de potenciais clientes e, à medida que avança, vai filtrando e qualificando esses leads, até que apenas os que estão realmente interessados em comprar cheguem ao final do processo.

Etapas do funil de vendas

As etapas do funil de vendas podem variar de empresa para empresa, mas, de maneira geral, podemos dividir o processo em quatro etapas:

1. Aprendizado e descoberta

Nessa primeira etapa, o cliente ainda não sabe que tem um problema ou que precisa de um produto ou serviço específico. É nessa fase que a empresa deve atrair a atenção do potencial cliente e mostrar que pode ajudá-lo a resolver um problema ou a atingir um objetivo.

2. Reconhecimento do problema

Nessa segunda etapa, o cliente já sabe que tem um problema ou uma necessidade, mas ainda não identificou qual é a solução ideal para resolver essa questão. Nessa fase, cabe à empresa educar o cliente e mostrar que tem uma solução que atende às suas necessidades.

3. Consideração da solução

Nessa terceira etapa, o cliente já sabe qual é a solução que precisa, mas ainda está avaliando as opções disponíveis no mercado. É nessa fase que a empresa deve mostrar que a sua solução é a melhor opção para o cliente, destacando os benefícios e vantagens em relação aos concorrentes.

4. Decisão de compra

Nessa última etapa, o cliente já decidiu pela compra e está pronto para fechar negócio. Cabe à empresa fazer a oferta final e garantir que a experiência de compra seja satisfatória para fidelizar o cliente.

Conclusão

O funil de vendas é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de vendas. Ao compreender as etapas do processo, a empresa pode adotar ações específicas para cada uma delas e garantir que o cliente seja acompanhado e conduzido até a efetivação da compra. Além disso, o funil de vendas permite que a empresa identifique eventuais gargalos no processo e faça ajustes para melhorar a conversão de leads em vendas.

Portanto, se você ainda não utiliza o funil de vendas em sua estratégia de vendas, está na hora de começar a implementá-lo e colher os benefícios que essa ferramenta pode trazer para o seu negócio.

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Redação Dobra 7 Digital Marketing

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